Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Centros de Referências no combate às drogas serão tema de palestra
Ações do documento
25/04/2011 às 12h26

Centros de Referências no combate às drogas serão tema de palestra

— registrado em:

O IFPB coordena um desses Centros de Formação que serão alvo da palestra do Diretor da Senad, do Ministério da Justiça

Centros de Referências no combate às drogas serão tema de palestra

Palestras vão dar início oficial aos trabalhos do CRR-IFPB

O Diretor de Projetos Estratégicos e Assuntos Internacionais da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, Dr. Vladimir de Andrade Stempliuk, faz palestra, nessa terça-feira, 26 de abril, às 14h, no Auditório da OAB, localizado à Rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro de João Pessoa, sobre o papel dos Centros Regionais de Referência para Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras drogas (CRRs), no plano nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas. O evento ilustrará a solenidade de lançamento oficial do CRR coordenado pelo Instituto Federal de Educação da Paraíba.

O CRR-IFPB está sendo implantado em João Pessoa através de uma articulação política que envolve órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal. A coordenadora de Saúde Mental do Município de Sorocaba-SP, psiquiatra Drª. Maria Clara Schnaidman, realizará a aula inaugural do CRR-IFPB com uma palestra enfocando o tema: “Gestão de serviços públicos de atenção aos usuários de crack e outras drogas”.

A psiquiatra vai mostrar sua experiência profissional no CAPS de Votorantim; no Centro Social do Jovem e no CAPS-AD da Associação Protetora dos Insanos de Sorocaba, com usuários de crack e outras drogas. No mesmo evento, também será socializada a experiência do plano “Pacto pela Vida”, do Governo do Estado de Pernambuco com os membros do Plano “União pela vida contra o crack”, projeto que está sendo articulado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano na Paraíba.

O CRR-IFPB tem o objetivo de promover a capacitação de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, além de promover ações em rede visando à prevenção, intervenção, reinserção social e recuperação de usuários e dependentes de substâncias psicoativas.

Os CRRs foram implantados, em âmbito nacional, no mês de fevereiro, pela presidenta Dilma Rousseff, em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, como parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O IFPB foi contemplado com um dos 49 centros, a partir de um projeto de extensão elaborado pela professora da instituição, Vania Medeiros.

Na primeira fase do projeto, serão capacitados cerca de 350 profissionais das áreas de saúde e assistência social que integram a região metropolitana de João Pessoa. Segundo Vania Medeiros, um dos aspectos mais importantes do projeto é a formação integrada dos profissionais que atuam na rede básica de atenção à saúde, rede de assistência social e os profissionais de hospitais gerais. A professora também ressalta a integração das políticas públicas educacionais com as áreas de saúde e de assistência social.

Os cursos do CRR serão ministrados por uma equipe multiprofissional oriunda de centros de excelência de várias regiões do país. Na primeira fase do projeto, serão capacitados 350 profissionais, sendo 70 médicos dos programas PSF e dos NASF; 70 profissionais que atuam em Hospitais Gerais; 140 Agentes comunitários de saúde e redutores de danos, profissionais que atuam em consultórios de rua e outros agentes sociais; além de 70 técnicos das redes SUS e SUAS.

 

Crisvalter Medeiros – jornalista (IFPB)