Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Certific forma turmas pioneiras na Capital
17/05/2013 às 17h50

Certific forma turmas pioneiras na Capital

Reitoria prestigia solenidade de entrega de certificados a regentes de banda e eletricistas

Certific forma turmas pioneiras na Capital

Adeildo Joaquim rege a Banda da PM-PB

Um ponto culminante em uma trajetória iniciada em 2010. Nessa quinta-feira, 16 de maio, foi realizada a solenidade de entrega de certificados aos trabalhadores que formaram as primeira turmas da Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Certific) no Campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O evento foi à noite no Auditório José Marques, reunindo as turmas de eletricista instalador predial e de regente de banda.

O Certific é um programa peculiar, voltado para trabalhadores que ao longo da vida desenvolveram uma função, mas não tinham um diploma ou certificado que comprovasse sua formação. O Programa é uma parceria dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. Nessas turmas, 28 trabalhadores obtiveram a certificação de eletricista e 30 de regente de banda. No IFPB, o Certific ainda tem atuação em Cabedelo, Campina Grande e Sousa.

A certificação em Regente de Banda é oferecida unicamente pelo IFPB em todo o país. Na solenidade, o participante mais velho da turma, Adeildo Joaquim da Silva, teve o prazer de reger a Banda da Polícia Militar da Paraíba, que premiou a platéia com diversos números musicais. Adeildo é pai do professor Draylton Siqueira, que coordenou o Certific na área de Música, que teve ainda o auxílio do professor Geraldo de Araújo Lima.

Em seu discurso, Adeildo parabenizou a iniciativa do Certific. “Esse programa foi um dos maiores eventos do Governo Federal porque hoje para tudo o que você faz precisa de um diploma, um certificado”, comentou o professor aposentado da rede municipal que ainda dá aulas de música a crianças. “Eu ensino o ABC da música, são 50 anos, criei meus filhos com isso. Formei muita gente nas bandas do interior. Hoje mesmo vejo aqui entre esses músicos da PM ex-alunos”, contou Adeildo, que é formado em Saxofone pela UFPB.

O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, ressaltou o papel da música como “bálsamo da alma”. Tanto ele quanto o regente da PM-PB, o subtenente Jerson Pedro Gomes, frisaram que é importante resgatar o valor das antigas bandas marciais. “Hoje estamos na praça e não vemos mais a banda passar”, disse o professor João, em alusão à famosa canção de Chico Buarque.

Além do reitor, a mesa de autoridades foi composta pelo pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, o coordenador do Certific no IFPB, José Lins de Albuquerque Netto, a coordenadora do programa no Campus JP, Anna Paola Lins e Silva, a diretora de Ensino do IFPB-JP, Joselí Maria da Silva, além dos convidados Benedito Honório, da Ordem dos Músicos na Paraíba, e Carlos Ramos Pereira, regente do Grupamento de Engenharia da Paraíba. Na área de Eletricidade, o curso tem a coordenação do professor Marcos Duarte.

certific 1    certific 2

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB