Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Certificação do Pronatec em Campina reúne IFPB e Sistema S
17/12/2013 às 16h45

Certificação do Pronatec em Campina reúne IFPB e Sistema S

Solenidade contou com presença do governador e de representante do MDS

Uma grande certificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi realizada na terça-feira passada em Campina Grande, reunindo cerca de 400 estudantes que concluíram cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). A coordenadora-geral do Pronatec no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Marileuza Fernandes de Lima, foi escolhida representante de todas as instituições de ensino que ofertaram os cursos na solenidade que contou com a presença do governador Ricardo Coutinho e do representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o diretor de Inclusão Produtiva Urbana da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, Luiz Mulle.

Além do IFPB, os cursos foram ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte (Senat). “Senti-me muito honrada em ser escolhida para falar no evento em nome de todo os ofertantes dos cursos. Todos os discursos emocionados enfatizaram a transformação que o Pronatec está realizando em proporcionar o acesso à educação para populações antes excluídas”, frisou a professora Marileuza.

A solenidade ocorreu no Teatro Municipal Severino Cabral e contou com a presença do diretor-geral do IFPB no Campus Campina Grande, professor Cícero Nicácio Nascimento, que compôs a mesa ao lado da Secretária de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos. Além do Governo do Estado, a Prefeitura de Campina Grande é uma das entidades demandantes dos cursos e foi representada pelos secretários de Assistência Social, João Dantas; e de Educação, Iolanda Barbosa.

O programa é vinculado ao Plano Brasil sem Miséria. O governador Ricardo Coutinho ressaltou que na Paraíba 20.033 foram beneficiados com cursos do Pronatec em 173 municípios, desde o início do programa, em 2012. Adriana Martins, concluinte da turma de Auxiliar Pessoal, espera “um retorno da qualificação adquirida com o curso através da abertura das portas do mercado de trabalho”.

Entre os cursos ofertados pelo IFPB em Campina Grande através do Pronatec, estão o de Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Beneficiador de Minérios, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Língua Brasileira de Sinais, Inglês Básica e Cuidador Infantil. Além de Campina Grande, o IFPB tem as unidades remotas de Remígio, Lagoa Seca e Queimadas.

Para o coordenador do Pronatec no Campus CG, Marcelo Rodrigues, “o trabalho realizado tem sido maciço e o resultado tem correspondido a contento, devendo aumentar com as unidades remotas e a inserção do programa Mulheres Mil”. Segundo o professor Marcelo, o evento que reuniu o Sistema S foi muito positivo. “É esperado que pós-evento as instituições possam trocar experiências, dialogar, tirar dúvidas”, comentou o coordenador adjunto.

aluna campina pronatec certificaçao cg mesa certificaçao campina

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB

com dados e fotos Ascom IFPB-CG e Secom-PB