Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Certificação profissional é tema de debate com franceses
22/03/2011 às 08h50

Certificação profissional é tema de debate com franceses

Nesta segunda-feira, 21, teve início na sede do Ministério da Educação, em Brasília, o encontro para cooperação Brasil-França em certificação profissional. Participam da reunião representantes de ministérios dos dois países, além de membros de institutos e universidades federais brasileiras.

No evento, que segue até a quinta-feira, 24, serão apresentadas à delegação francesa as diretrizes e estratégias que implementaram a Rede Certific, programa brasileiro de certificação profissional, nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O mesmo ocorrerá com o modelo de Validação de Experiências Adquiridas, o equivalente francês.

Ambos os programas certificam saberes, adquiridos com a experiência, de trabalhadores que não tiveram a oportunidade de fazer cursos de qualificação e aprenderam com prática.

“A certificação possui o poder de inclusão e é dever do estado reconhecer os saberes adquiridos ao longo da vida do cidadão, o qual não teve condições de acesso ao ensino adequadas”, ressaltou Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Até o final do encontro será formulado um projeto para que futuramente ocorra, por meio de intercâmbio, a oferta de bolsas a pesquisadores brasileiros e franceses que desejem produzir teses de doutorado relacionados à temática da certificação profissional.

Danilo Almeida - Assessoria de imprensa do Mec