Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Ciência sem Fronteiras: 28 alunos do IFPB foram selecionados em 2013
14/05/2013 às 12h24

Ciência sem Fronteiras: 28 alunos do IFPB foram selecionados em 2013

Eles foram contemplados nas Chamadas 118 a 134 do CsF

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) já selecionou este ano 28 alunos do IFPB para a Graduação Sanduíche. Destes, três já se encontram no exterior. Eles foram contemplados nas Chamadas 118 a 134 do CsF. Os destinos escolhidos foram vários.

Através do Edital específico para os Institutos Federais, a Chamada 131 para a NOVA, foram 8 alunos selecionados. O CsF também selecionou uma aluna para a Coréia do Sul, dois alunos para o Canadá e um aluno para a França.

Reopção de País

Devido a grande demanda nas chamadas de Portugal e Espanha, alguns alunos foram convidados a reoptar por um país de língua estrangeira. Para a Chamada da Espanha, apenas um dos alunos fez a reopção, o país elegido foi a Austrália.

Dos 38 candidatos inscritos para Portugal, 13 alunos do IFPB foram convidados para fazer reopção de país.  Um dos critérios utilizados pelo CsF para selecionar estes alunos foi a nota do ENEM que deveria ser igual ou maior a 600 pontos. Os países escolhidos pelos reoptantes foram: Irlanda – 4 alunos; EUA – 3 alunos; Alemanha – 2 alunos; Reino Unido – 2 alunos e Itália -1 aluna.

Os alunos que fizeram reopção de país se matricularam no curso de inglês oferecido pelo Ciência sem Fronteiras, My English Online, e farão um teste de nivelamento, antes da sua viagem.

Graduação Sanduíche - Desempenho escolar do aluno

A Assessora Internacional do IFPB, Verônica Edmundson, lembra que os alunos precisam melhorar seu rendimento escolar, bem como estudar inglês. “Muitos países onde a língua inglesa não é a língua oficial do país, exigem que o aluno seja proficiente em língua inglesa” disse. Para comprovar a proficiência em língua estrangeira, só há um meio, que é realizar um dos testes internacionais de proficiência em idiomas.

Dois gráficos mostram dados de alunos que estarão viajando até o final de agosto para um ano de graduação sanduíche no exterior. Eles foram elaborados pelos  alunos Adjamilton e Arthur, do Curso de Engenharia  Elétrica. Confira aqui.

Domínio do Idioma

Todos os alunos podem tentar se inscrever no Curso de Inglês do Ciência sem Fronteiras: My English Online – MEO é um curso de inglês online do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF),  uma iniciativa do Ministério da Educação por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), destinado aos alunos de graduação e pós-graduação, de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras.

Recentemente foi aberto também online:

a) Curso de alemão – O DAAD acaba de lançar um edital para fomentar o ensino de alemão para alunos de graduação, com recursos deles. Para os interessados, a chamada pode ser acessada através deste link.

b) Curso de francês - o MEC acaba de lançar um portal para ensino de francês online. Confira aqui.

Novos Editais

Na segunda quinzena de maio sairão novas chamadas, os alunos interessados em participar, desde já, devem procurar marcar seus testes de proficiência. As inscrições são feitas on line diretamente no site do exame que irá prestar.

“Lembramos que o aluno deve se inscrever no Edital Interno do IFPB e no site do Ciência sem Fronteiras, e  ao se inscrever forneça dados atuais, principalmente de emails e contatos de telefone. Os alunos devem manter seu Curriculum na Plataforma Lattes atualizado, bem como todos seus dados no Q- Acadêmico do IFPB” ressalta Verônica Edmundson.

Fique informado

Para mais detalhes sobre as mudanças no CsF acesse o link da entrevista do Ministro Mercandante no You Tube. Nas redes sociais há vários facebook de CSF, blogs que os próprios alunos constroem.

Informações sobre o Ciência sem Fronteiras através do e-mail:
cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br

Verônica Edmundson -Assessora Internacional do IFPB - arinter@ifpb.edu.br