Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Ciência sem Fronteiras abre novas inscrições para Graduação Sanduíche
28/02/2013 às 09h11

Ciência sem Fronteiras abre novas inscrições para Graduação Sanduíche

As oportunidades são para China, Irlanda, Áustria, Bélgica e Finlândia

O Programa Ciência sem Fronteiras abriu novas oportunidades para Graduação Sanduíche na China, Irlanda, Áustria, Bélgica e Finlândia. Há também chamadas para Doutorado Sanduíche pleno. As informações podem ser acessadas nesse link.

Os alunos interessados em aproveitar a oportunidade devem se inscrever no portal Ciência sem Fronteiras e também no Edital interno do IFPB que será lançado em breve. A assessora internacional do IFPB Verônica Edmundson lembra que “só serão homologadas as inscrições dos alunos que se inscreverem através do Edital Interno do IFPB”. Confira o edital

O término das inscrições tem datas diferenciadas: As inscrições para as Chamadas da Bélgica e Finlândia finalizam no dia 5 de abril enquanto as inscrições para as Chamadas da Áustria, China e Irlanda vão até o dia 6 de abril. Os formulários já estão disponíveis. O suporte estará disponível somente até as 18h30.

O IFPB tem hoje, convênio com duas instituições irlandesas, e o Instituto de Tecnologia de Tralee, e o Instituto de Tecnologia de Sligo (aguardando apenas que o documento chegue assinado).

"Através do Programa Ciência sem Fronteiras, o aluno pode se inscrever para qualquer país que deseje, caso ele tenha os requisitos exigidos no Edital tanto o interno do IFPB quanto no do Programa Ciência sem Fronteiras. Para estes países o aluno precisa ter um bom nível de proficiência: alemão, francês, inglês e mandarim", afirma Verônica.

De dezembro de 2012 a janeiro de 2013 foram concedidas 20 bolsas ao IFPB. Além de cursos de capacitação para os professores de língua inglesa, bem como abertura para os IFs serem Centros Aplicadores do exame IELTS desde que o Campus tenha a infraestrutura mínima exigida para a realização deste exame.

Ações para o ensino de língua estrangeira no IFPB

A falta de conhecimento de uma língua estrangeira tem sido uma das barreiras encontradas pelos estudantes que desejam embarcar para o exterior através do Ciência sem Fronteiras. Para diminuir esta dificuldade o IFPB pretende implementar ações de ensino, através do Núcleo de Aprendizagem de Idiomas (NAI), para dar condições aos alunos de competir com os demais. O Projeto para implementação do NAI foi uma das ações sugeridas pela ARINTER aos Campi do IFPB.

“Atualmente, temos a nível de Rede um Projeto para implementação de centro de línguas em todos os IFs, a pedido do CONIF. Outra ação a nível de rede para o fortalecimento do ensino de línguas vai começar a ser executada a partir de setembro de 2013 com o E-TEC idiomas”, comenta a Assessora internacional do IFPB.

Verônica destaca que a implementação de centros de línguas nos IFs tem o apoio do CONIF, através de sua Câmara de Relações Internacionais, da qual o Fórum de Relações Internacionais dos Institutos Federais, o FORINTER faz parte. "O Conif vem firmando acordos para o fortalecimento do ensino de línguas estrangeiras para a comunidade interna dos IFs. Como por exemplo o Memorando de Entendimento assinado com o Conselho Britânico, através do qual vimos conseguindo bolsas para a realização do exame IELTS", comentou a professora.

Iris Souto Maior – Jornalista da Reitoria/Ascom