Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Ciência sem Fronteiras: Alunos se inscrevem para chamadas em sete países
04/04/2012 às 16h23

Ciência sem Fronteiras: Alunos se inscrevem para chamadas em sete países

Coordenadora para Assuntos e Projetos Internacionais alerta sobre processo de seleção que terá edital interno do IFPB também

Alguns alunos do Ensino Superior do IFPB já estão se inscrevendo diretamente na página do Programa Ciência Sem Fronteiras para as Chamadas Públicas que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou para estudos em sete países. Mas, a Coordenadora para Assuntos e Projetos Internacionais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, Verônica Edmundson, alerta que eles também vão precisar se inscrever para a seleção interna na instituição, cujo edital deve ser divulgado nos próximos dias.

“Só serão homologadas as inscrições dos alunos que se submeterem ao Edital Interno”, avisa a professora Verônica. Atualmente, o programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas para quem deseja estudar, com bolsa paga pelo Governo Federal, na Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. Cada um dos editais está disponível no site do Ciência sem Fronteiras  http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf e é possível se inscrever até o dia 30 de abril, até às 18h.

Na Austrália, Coréia do Sul e Holanda, o idioma exigido é a Língua Inglesa. No Canadá, pode ser a Língua Inglesa ou Francesa, e na Bélgica, há chamada exigindo proficiência no idioma Francês e outra no Inglês. “No caso da Espanha e Portugal, não há prova de proficiência, no entanto, alertamos a nossos alunos que se eles não tiverem um nível intermediário de Espanhol, pelo menos, eles não acompanharão as aulas”, adiantou Verônica.

Outro alerta da coordenadora de Assuntos Internacionais do IFPB é que o candidato só pode submeter proposta para apenas uma das chamadas. Caso o aluno inscreva-se para mais de uma chamada, apenas a mais recente será validada. É preciso observar se o curso superior faz parte das áreas prioritárias citadas nos editais do programa. O candidato, no momento da inscrição, deve anexar o histórico escolar, e deve ter cumprido entre 20% a 90% dos créditos até setembro desse ano.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB