Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Comemoração ao Dia do Servidor enfocou desafio pessoal
19/10/2011 às 16h21

Comemoração ao Dia do Servidor enfocou desafio pessoal

Reitoria e Campus João Pessoa também prestaram homenagem aos aposentados

Comemoração ao Dia do Servidor enfocou desafio pessoal

Palestra sobre "Bem-Estar: o desafio"

A tarde de comemorações pelo Dia do Servidor teve um enfoque especial em relação ao desafio pessoal, investimento em si mesmo e auto-estima. Esse foi o cerne da palestra do terapeuta holístico Luiz Flávio Cordeiro, no Auditório José Marques. O evento foi uma realização conjunta da Reitoria do IFPB e da Direção do Campus João Pessoa, através principalmente do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, e antecipou a data alusiva ao servidor público que é 28 de outubro. Tudo foi transmitido ao vivo no site www.tvifpb.com

Bastante performático, o palestrante Luiz Cordeiro se utilizou de vídeos, mensagens e dinâmicas de participação da plateia para despertar a reflexão acerca dos hábitos diários que embotam o crescimento pessoal. Ele destacou que temos um corpo emocional e que é preciso exercitar mente, corpo e espírito, pois com o passar do tempo, os sujeitos não percebem tanto as limitações nos próprios pensamentos, apenas os desgastes físicos.

Homenagem aos aposentados

Um ponto alto do evento foi a homenagem que o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba prestou aos servidores aposentados que exerciam atividades na Capital. O reitor João Batista de Oliveira Silva entregou um certificado que expressava o agradecimento da instituição pela dedicação e frisou que a valorização dos técnico-administrativos e professores, mesmo dos que já estão inativos, será uma constante de sua administração.

“Os elogios, às vezes, tardam, mas têm de vir. A instituição é o que é hoje pelo que somos, e pela marca de cada um que passou por aqui. O futuro que teremos depende de nosso passado”, frisou o professor João Batista. Ele também comentou que, atualmente, dois terços da instituição são formados por servidores que têm menos de 15 anos de casa, o que significa uma mudança de perfil e que a Diretoria de Gestão de Pessoas têm o desafio de fazer essa integração e implementar ações nesse sentido.

O primeiro a ser homenageado foi José Pessoa Cabral (Amigão), que trabalhava na área de vigilância e foi uma figura popular entre os estudantes pelos diversos dons artísticos, já que também é poeta: “entrei em 1984 e sai em 2008, levando um mundo de saudade daquela escola que se transformou em pólo universitário”. Jesuína Cordeiro, que ainda trabalha no Departamento de Gestão, e é mãe do palestrante Luiz Cordeiro, frisou que sua aposentadoria “é um mito, pois a escola não consegue sair de mim e nem eu dela”.

Ciro Fernandes da Silva, que continua a fazer parte do cotidiano do IFPB, também foi homenageado, junto com as professoras Maria Salete Carvalho e Maria da Paz Nóbrega. Outra homenageada foi Maria Glória Brandão que frisou ter sido bem acolhida desde sua transferência de Roraima em 1992: “é a minha segunda casa”. O professor Levino Carvalho, que deu aulas ao reitor nos tempos em que esse era aluno da Escola Técnica, destacou que mesmo aposentado não abandona as leituras, investindo no crescimento intelectual.

O evento foi encerrado com uma apresentação musical com repertório de Tom Jobim, Pixinguinha, John Lennon, Paul Anka, George Michael, Djavan e Jorge Vercilo. A interpretação foi dos professores do IFPB, Draylton Siqueira (sax) e Alessandro Dantas (teclado) e do aluno do curso técnico em Instrumento Musical, Johnmax de Almeida (percussão).

palestra bem estarluiz e jesuinacabral

aposentadaprofessora aposentadaprofa aposentada

cirolevinomusica

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB (texto e fotos)