Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Comissão Própria de Avaliação lança questionários nessa sexta
27/02/2013 às 18h38

Comissão Própria de Avaliação lança questionários nessa sexta

Pesquisa é importante para análise dos cursos superiores

Comissão Própria de Avaliação lança questionários nessa sexta

CPA durante visita ao Campus Sousa

A comunidade do IFPB deve responder, a partir dessa sexta-feira, 1º de março, os questionários da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Esse é um dos instrumentos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O questionário deverá ser respondido online através do Q-Acadêmico até o dia 10 de março.

O presidente da CPA, prof. José Lins Cavalcanti de Albuquerque Netto, comunica que os questionários devem ser respondidos pelos discentes e docentes dos cursos superiores e os técnico-administrativos que atuam na área de ensino. O Q-Acadêmico é acessado nesse link https://academico.ifpb.edu.br/

Os discentes dos cursos superiores têm acesso ao questionário através do número de sua matrícula. Os professores acessam o sistema através do seu número SIAPE. Os técnico-administrativos precisam estar cadastrados no Q-acadêmico e, para tanto, precisam entrar em contato com o responsável por esse sistema na sua unidade de ensino.

O professor Lins destaca que a CPA é um dos instrumentos mais importantes de uma instituição de ensino. Através dos resultados de seus questionários torna-se possível visualizar o panorama de cada curso, em cada campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

A principal atribuição da CPA é conduzir os processos de avaliações internas da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A CPA elabora e desenvolve a proposta de autoavaliação em consonância com a comunidade acadêmica e os conselhos superiores da Instituição.

Durante as avaliações de cursos superiores, que acontecem periodicamente, um dos quesitos que pesam no conceito final do curso, que pode variar de 1 (um) a 5 (cinco), é o relatório de autoavaliação do IFPB organizado pela CPA e montado a partir do questionário respondido. O presidente da CPA do IFPB ressalta que cada docente, técnico-administrativo e estudante é co-responsável por esta avaliação.

“Solicitamos que cada integrante do IFPB nas três categorias participe respondendo aos questionários. Só assim, democraticamente, com a participação de cada um, poderemos melhorar os espaços que coabitamos diariamente”, frisou o professor, que também é Diretor de Ensino Superior do IFPB.

Ascom do IFPB