Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Comitiva de Portugal visita o IFPB
14/06/2013 às 12h27

Comitiva de Portugal visita o IFPB

Professores do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra estudam possibilidades de cooperação com o IFPB

Comitiva de Portugal visita o IFPB

A comitiva portuguesa foi recebida no inicio da manha pela Reitoria do IFPB

O IFPB está recebendo durante toda a sexta-feira (14) a visita do presidente e vice-presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), professores Nuno Miguel Fonseca Ferreira e Jorge Augusto Castro Neves Barbosa, respectivamento.

O objetivo da visita é conhecer o IFPB e apresentar o funcionamento do ISEC para estudar possibilidades de atividades de intercâmbio, pesquisa e investigação em conjunto. O IFPB possui desde 2012 um acordo de cooperação técnica com esta escola portuguesa.

De acordo com o Presidente do ISEC, Professor Nuno Fonseca, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), escola a qual o ISEC está vinculado, possui 48 protocolos com instituições de ensino superior e 200 com instituições internacionais. “Oferecemos também bolsas de estudo, alimentação, serviços de saúde e atividades esportivas para os nossos alunos e atuamos em várias áreas de conhecimento”.

O IPC é uma das principais universidades do país, oferecendoProfessor Nuno Fonseca - ISEC - Portugal cerca de 49 cursos de licenciatura, 40 de pós-graduação e 48 mestrados. “Para que haja a parceria, temos que nos conhecer e analisar as áreas de interesse, colocando as pessoas em contato entre si. Acredito que tenhamos muitas possibilidades de parcerias”, comentou o Professor Nuno Fonseca.

Acerca do IFPB, professor Nuno elogiou a estrutura. “Posso comparar o IFPB com o nosso instituto, pois temos dimensões parecidas e também temos uma educação voltada para o ensino profissionalizante e mercado de trabalho”, comentou o presidente do ISEC.

Apresentação Portugueses auditorioOs professores portugueses realizaram uma apresentação no Auditório I do Campus JP voltada para alunos, professores e gestores, momento em que falaram sobre o sistema de ensino no país e especificamente sobre a estrutura do ISEC e do IPC. “Na área de pesquisa, o ponto forte dos estudantes é a Robótica”, afirmou Nuno Fonseca. Em 2012 os estudantes criaram através do projeto VEIL, o primeiro veículo elétrico do instituto.

O IFPB também apresentou, em reunião com os portugueses no início da manhã, sua estrutura, sobretudo o plano de expansão. “Temos mais de 20 mil alunos, 10 unidades em funcionamento e mais cinco em fase de licitação para ser construída”, afirmou o Pró-Reitor de Ensino, professor Paulo de Tarso Costa Henriques, na ocasião representando o Reitor.

Estiveram presentes também o Diretor-Geral do Campus JP, Joabson Nogueira, a Pró-Reitora de Pesquisa, Nelma Chagas, a Assessora Internacional, Verônica Edmundson e outros gestores do Instituto.

No turno da tarde, será realizado uma visita técnica às instalações do Campus JP e aos laboratórios da área de engenharia e por fim uma reunião com os professores para traçar planos de trabalho em conjunto.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB

Fotos: Luzivan Silva - Programador Visual do IFPB