Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Comunidade acadêmica participa de treinamento sobre biblioteca virtual
22/03/2012 às 18h21

Comunidade acadêmica participa de treinamento sobre biblioteca virtual

IFPB fez assinatura da Ebrary, plataforma que tem acesso a 76.000 títulos

Comunidade acadêmica participa de treinamento sobre biblioteca virtual

Treinamento no Auditório José Marques

A Ebrary Academic Complete, considerada a maior base de livros eletrônicos do mundo, está à disposição de professores, estudantes e técnicos do IFPB, desde o início do ano, e, para incentivar a leitura de alguns dos 76.000 títulos, um treinamento foi realizado para facilitar o acesso. O instrutor da capacitação foi o gerente de vendas Élson Freire, da Proquest, empresa que disponibiliza a plataforma virtual. Durante a tarde de sexta-feira, no Auditório José Marques, no Campus João Pessoa do IFPB, ele passou as informações necessárias para o acesso a esse imenso banco de dados.

De acordo com Josinete Nóbrega, da Biblioteca Nilo Peçanha, é possível agendar um treinamento virtual sobre a Ebrary. Mas, ela adiantou que todos os campi do IFPB terão acesso livre à plataforma. O acesso é considerado fácil pelos usuários e deve aproximar a comunidade da leitura de livros estrangeiros, que compõem a maioria do acervo da biblioteca virtual.

Se estiver utilizando um computador dos campi do IFPB, o usuário pode ter acesso direto pelo link http://site.ebrary.com/lib/ifpb/home.action Para acessar do computador pessoal, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do IFPB está vendo uma alternativa de adaptação. É o que informou o professor de TI, Márcio Emmanuel que está na Educação a Distância. Os estudantes da EAD também terão acesso à Plataforma.

O contrato do IFPB com a Ebrary é anual e só deve ser renovado se o uso pela comunidade acadêmica for relevante. Para ter acesso é necessário realizar o cadastro do IP dos computadores dos Campi junto ao DTI. Os títulos da Ebrary podem ser lidos online, impressos (grupos de páginas ou capítulos) ou ainda baixados para leitura offline.

Outras bases de dados – No site do IFPB, também é possível ter acesso ao portal de Periódico da Capes. A bibliotecária Josinete destaca que muitos dados, como teses, também podem ser acessados através do sistema de comutação das bibliotecas, se o usuário tiver interesse. Outros portais como o de Domínio Público também ampliam o acesso da comunidade acadêmica a um imenso acervo on-line.

ebraryebrary7

Ana Carolina Abiahy  – Jornalista da Reitoria do IFPB