Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Conceito positivo do curso de Administração repercute com comunidade
01/04/2011 às 15h34

Conceito positivo do curso de Administração repercute com comunidade

Em e-mails e no twitter, professores, técnicos e, principalmente, estudantes mostraram o contentamento com a avaliação da equipe enviado pelo MEC

Conceito positivo do curso de Administração repercute com comunidade

Sinergia entre corpo discente e docente é uma das causas do sucesso

O resultado da avaliação de reconhecimento do curso de Bacharelado em Administração do Campus João Pessoa, que saiu nessa quinta e deu conceito 4 (em uma escala máxima que vai até 5) repercutiu muito bem com toda a comunidade acadêmica do IFPB. Em e-mails, diretores dos outros campi parabenizaram a equipe de professores do curso superior que foi implantado em 2005 e também o diretor-geral Joabson Nogueira. No twitter @IFPB_, os estudantes fizeram questão de expressar o orgulho pelo resultado.

O pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, estendeu os parabéns a todos os envolvidos. “O conceito 4 obtido, mostra que o Bacharelado em Administração do IFPB (Campus João Pessoa) está no mesmo patamar de qualidade dos cursos de Bacharelado em Administração da UFPB (Campus João Pessoa) e da UFCG (Campus Campina Grande), isto mesmo sendo muito mais novo do que aqueles”, comentou o professor.

Segundo Paulo de Tarso, isso “incentiva a todos a fazer cada vez mais no IFPB para que a sociedade tenha o devido retorno pelos recursos públicos investidos em nossa instituição”. Ele lembrou que no período de 8 a 11 de junho, deve ocorrer a visita da Comissão enviada pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais visando o reconhecimento do Curso de Licenciatura em Química do Campus João Pessoa.

“Provavelmente no segundo semestre teremos a visita in loco da Comissão do MEC/INEP visando o reconhecimento do Curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa. O Campus Sousa já deu entrada no pedido de reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia”, adiantou.

O reitor João Batista de Oliveira encontra-se em Brasília, em reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (Conif), e em despachos com a Setec/MEC e não pôde se fazer presente nos momentos de confraternização com o anúncio do resultado. Mas, o professor João foi um entusiasta até antes da visita presencial da equipe de avaliação, sempre ressaltando as peculiaridades do curso do IFPB, voltado à formação de líderes e com perfil prático e atualizado com ideias como o empreendedorismo.

O diretor-geral do Campus João Pessoa, Joabson Nogueira, ressalta que o resultado da avaliação de reconhecimento de curso trouxe o aval oficial da observação que a própria comunidade acadêmica já tinha sobre o curso. “A ideia era que o conceito do curso era esse. Mas, ouvir isso de quem vem de fora, conhece outras realidades, é um aval muito importante”, frisou o docente. O próximo passo para o conceito total do curso é o Enade com os concluintes.

A coordenadora da Unidade Acadêmica de Gestão, Maria Luiza Santos, destacou que dentro da própria instituição, que carrega a tradição na área técnica e tecnológica, implantar o curso foi um desafio. Ela ressaltou que os avaliadores, Callisthenes Mário Tomé Pires Nunes (IFT) e Francisco Antonio Serralvo (PUC-SP), levaram até os modelos de atividades complementares desenvolvidas pelo curso, bastante elogiados.

A coordenadora do curso, Maria Conceição Tavares, considera que o conceito 4 equivale a 10 porque os aspectos mais importantes, como projeto político pedagógico do curso, receberam elogios da equipe avaliadora. Ela frisou a sinergia entre os professores de diversas áreas e os alunos como um fator que impulsiona o sucesso do curso.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB