Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Conferência do Meio Ambiente de Cabedelo discute questão dos resíduos sólidos
17/07/2013 às 09h31

Conferência do Meio Ambiente de Cabedelo discute questão dos resíduos sólidos

IFPB e CRPNM foram parceiros na realização do evento

Um quadro preocupante sobre o destino final do lixo nas cidades foi mostrado na 3ª Conferência do Meio Ambiente de Cabedelo realizada na Fortaleza de Santa Catarina. Setenta e cinco por cento de todo o lixo coletado no país continua a céu aberto, jogado nos lixões. No nordeste esse percentual é de 89%. As informações foram repassadas pelo representante da Emlur/PMJP, Edmilson Fonseca, um dos palestrantes no evento.

A Conferência Livre do Meio Ambiente reuniu nesta terça-feira (16) representantes do setor empresarial, entidades públicas, ONGs, associações, estudantes e de comunidades ribeirinhas da cidade portuária. Em discussão a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A atividade foi uma realização da Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo, IFPB e Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima.

Segundo a Diretora do CRPNM, Maria Margareth Martins Rocha o Centro de Navegação realiza ações na área ambiental junto ao Porto e oferece cursos para a comunidade. “Isso contribui para formar uma mentalidade de sustentabilidade com relação ao meio ambiente. A conferência vai nortear os rumos que vão traçar o desenvolvimento aqui da cidade” disse.

O Secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias, lembra que a cidade portuária assim como as demais no país, enfrenta um grande problema com relação à destinação dos resíduos. “A gente quer discutir isso com a comunidade para chegar a soluções que não atrapalhem o futuro da cidade e garantam uma melhor saúde da população”.

Durante o evento foram organizados grupos de trabalho que levantaram propostas para os eixos temáticos visando a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente que acontecerá em outubro em Brasília. Inicialmente dez propostas serão levadas a etapa estadual que será realizada em setembro. O professor Cláudio Dybas foi escolhido para representar o IFPB nesta etapa. Também houve a eleição dos delegados à Conferência Estadual. Os 10 Campi do IFPB estão sediando conferências preparatórias para a reunião nacional.

Conferência Meio Ambiente Cabedelo  Conferência Meio Ambiente Cabedelo  Conferência Meio Ambiente Cabedelo  Conferência Meio Ambiente Cabedelo

Ascom do IFPB