Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Conselho Editorial seleciona publicações para impressão
06/06/2013 às 16h59

Conselho Editorial seleciona publicações para impressão

Há dois editais, um voltado para livros e outro em que servidores podem encaminhar propostas de capítulos para obras conjuntas

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), através do seu Conselho Editorial, divulgou dois editais para publicação de obras dos servidores da instituição. Para submeter propostas para publicação impressa com recursos do IFPB é preciso ser professor ou técnico-administrativo, efetivo ou temporário. As obras podem ter relação com outras instituições de ensino e envolver o trabalho desenvolvido no Instituto.

O Edital 23/2013 é voltado para publicação de livros originais, que não podem ser de cunho literário, e nem oriundo de trabalhos de conclusão de cursos. O livro deve ter a seguinte estrutura: sumário; miolo (desenvolvimento do texto); referências; além dos elementos pós-textuais (posfácio, notas, anexos, apêndice, glossário ou índices) que se mostrarem necessários. Clique aqui para ver o Edital 23/2013 e saber todos os critérios para envio da proposta.

No Edital 24/2013, a proposta é de envio de capítulos para um livro temático. Cada autor pode enviar até dois capítulos. A estrutura deve ter Título; Desenvolvimento e Referências. De acordo com a pró-reitora Nelma Miriam Araújo, cada livro terá um organizador, que poderá ser escolhido entre os autores dos capítulos ou ser designado pelo Conselho Editorial. Clique aqui para ter acesso ao Edital 24/2013 com todos os detalhes a serem observados.

É possível inscrever as propostas até 2 de agosto. No dia 18 de agosto, sai a homologação das propostas recebidas. A previsão é que os livros sejam publicados até 30 de dezembro de 2014. É preciso protocolar duas cópias, sem identificação dos autores, uma impressa e outra eletrônica (CD-R ou DVD) no formato Word. Clique aqui pra ver os anexos que devem ser enviados também.

Após o recebimento das propostas, será criado um comitê para analisá-las, constituído por, no mínimo, três membros do Conselho Editorial do IFPB e mais dois avaliadores ad hoc, podendo pertencer aos quadros do IFPB ou de outras instituições de ensino e/ou pesquisa. As obras serão escolhidas devido à relevância do tema; qualidade acadêmica do texto; adequação e correção de linguagem; clareza e objetividade e rigor científico.

É preciso ficar atento aos direitos autorais de imagens das obras. Os autores cederão os direitos autorais da obra ao IFPB que terá a responsabilidade de efetuar o registro na Biblioteca Nacional. No caso de produção individual, o autor recebe até 10% do total de livros impressos e no caso de produção coletiva serão distribuídos até 30%.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB