Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Conselho Nacional de Educação credencia IFPB para EaD
29/11/2010 às 21h05

Conselho Nacional de Educação credencia IFPB para EaD

O Instituto Federal da Paraíba acaba de receber o credenciamento do Conselho Nacional de Educação para oferecer cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu a distância.

A informação consta no parecer nº 238/2010, assinado pelo secretário executivo do órgão Ataíde Alves e publicado no DOU do dia 29 de novembro de 2010.

O IFPB agora aguarda a homologação do Ministério da Educação para divulgar as estratégias institucionais que vão nortear a oferta de sua mais nova modalidade de ensino, a chamada EaD.

A Direção de Educação a Distância e Projetos Especiais do IFPB informou que o documento credencia legalmente a instituição para a oferta de cursos previstos no Art. IX do Decreto 5.622/2005.

“Agora vamos partir para um segundo momento que é a capacitação dos docentes que vão atuar no contexto da Educação a Distância no Instituto Federal da Paraíba”, informou diretor Francisco Raimundo de Moreira Alves.

Para isso, a diretoria de EaD promove nesta terça-feira(30), devendo prolongar-se até esta quarta-feira, dia 1º de dezembro, no Anfiteatro do Campus João Pessoa, uma capacitação para docentes e tutores que vão integrar o grupo de trabalho de Educação a Distância no Instituto Federal da Paraíba.

O evento destinado a 50 participantes vai focar a inovação das práticas didáticas através das tecnologias de comunicação e informação (TICs) nos cursos de graduação do IFPB – Campus João Pessoa.

A programação desta terça-feira tem início às 13h com uma mesa de abertura formada pelo Reitor João Batista, o pró-reitor de ensino, Paulo de Tarso e o diretor geral do Campus João Pessoa, Joabson Nogueira. Logo após haverá uma palestra a ser ministrada pelo professor doutor Wilson Azevedo sobre a aplicação de recursos de educação online em cursos presenciais do IFPB. Na quarta-feira a programação se repete a partir das 8h da manhã.

Após a capacitação dos professores, a Diretoria de Educação a Distância e Projetos Especial do IFPB iniciará estudos de demanda, características, incorporação do potencial de informação da Internet e suas ferramentas como a videoconferência e os softwares de reunião eletrônica.

Dentro dessa perspectiva, o Instituto Federal da Paraíba vai contar com as possibilidades de adotar a proposta de trabalho da EaD em conformidade com a Universidade Aberta do Brasil ou trilhar pela autonomia institucional de oferecer cursos financiados com recurso orçamentários da casa.

“Para isto, o Instituto Federal da Paraíba conta com aproximadamente R$ 300 mil previstos no orçamento de 2011 para implantação do primeiro curso do IFPB na modalidade Educação a Distância”, finalizou o diretor Francisco Alves.

Filipe Donner – Jornalista