Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Construção de bloco acadêmico e administrativo movimenta Patos
05/12/2013 às 17h28

Construção de bloco acadêmico e administrativo movimenta Patos

São investimentos de mais de R$ 7,5 milhões em salas e laboratórios

Construção de bloco acadêmico e administrativo movimenta Patos

Blocos administrativos na entrada do Campus

A área ocupada pelo Campus Patos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba chama atenção da comunidade: mesmo com infraestrutura arrojada, novas construções estão sendo erguidas devido ao crescimento da instituição. Trata-se de dois blocos térreos para a área administrativa e um bloco acadêmico com três pavimentos. A previsão é de que em maio as obras estejam concluídas, segundo análise do engenheiro civil do IFPB, Vinicius Melo.

O Bloco Administrativo tem área total de 1.120,34 m² e o investimento é de R$ 2.264.566,21. São 48 ambientes e a obra está com 71% concluída. No Bloco Acadêmico, a área total é de 5.494,42 m² e o investimento na obra é de R$ 5.462.780,39. São 11 salas de aula e 19 laboratórios. No total, são 65 ambientes e o estágio atual da obra é de 40% pronta.

No Bloco Acadêmico, são vários Laboratórios: de Alta Tensão, de Eletricidade Básica, de Comandos de Máquinas, de Iniciação á prática profissional, de Máquinas, de Instalações Prediais, de Saúde Ocupacional, de Análises Físicos Químicos, de Análises Microbiológicas, de Risco do Trabalho, de Análise de Processos e de Controle da Qualidade do Processo Agroindustrial. Há ainda seis laboratórios de Informática, sete salas de aula, duas salas de desenho, quatro salas de professores, coordenações de cursos, banheiros masculino e feminino em cada andar, depósitos, Sala de Prevenção de Combate a Incêndio e Recepção das coordenações.

Os Blocos Administrativos são uma necessidade urgente da instituição já que os setores funcionam na antiga escola da Prefeitura que foi ocupada inicialmente pelo campus durante a sua instalação provisória. Os dois blocos térreos ficarão logo na entrada principal da instituição que por enquanto ainda não é utilizada. Na avaliação da Diretora de Administração do Campus, Odacy Moreira, ainda serão investidos R$ 232 mil com equipamentos e R$ 180 mil com mobiliário. “Hoje, vários setores funcionam em uma só sala que é a única climatizada”, frisou.

Ao ficar concluída, a parte administrativa contará com várias salas de Coordenações: de cursos técnicos, cursos superiores, estágio, pedagogia, ensino integrado, extensão, controle acadêmico, apoio a estudantes, e sala de professores, além dos Departamentos de Ensino, Direção Geral, Administração e finanças, planejamento financeiro, Gestão de Pessoas, Licitação, Almoxarifado, Patrimônio, Protocolo, Arquivo, Sala da Compec, Núcleo de Tecnologia da Informação, Comunicação Social, salas para audiências e para reuniões, chefia de gabinete, Secretarias, copa/café, Ouvidoria e três banheiros.

bloco adm bloco adm2 bloco academico

Texto e Fotos: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB