Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Consultor da TOCMIX dá aula prática sobre captação e edição de áudio com tecnologia digital
09/05/2013 às 12h10

O consultor de vendas Igor Cardoso Ayres deu uma aula multishow para os alunos do Curso de Operador de Áudio do Campus João Pessoa.

Partindo do princípio de que é fundamental a atividade prática no ensino das novas tecnologias digitais, o consultor Igor Cardoso Ayres montou, no anfiteatro do Campus João Pessoa, um estúdio avançado com a marca Yamaha. O kit incluiu mesa de áudio 01v96I, monitores, microfone, computador da Apple e softwares especializados na captação, edição e masterização de som.

Segundo o coordenador do Pronatec, professor Marcílio Carneiro Dias, esta iniciativa faz parte de um esforço adotado pela equipe gestora do Programa no sentido de tornar os cursos do Campus João Pessoa um experiência real do que se pratica no mercado de trabalho. Para isso ele vem articulando parceria como esta, com a Tocmix, empresa do ramo de eletrônica na capital paraibana.

Diego Lucas Félix, que é aluno da turma e auxiliar de operador de som da banda Forró do Chefe, disse que a aula não foi marcada apenas pela transmissão do conhecimento, mas pelo fato do acesso da tecnologia aos estudantes. “A nossa participação nesta noite foi nada mais do que aquilo que se pratica de melhor nos grandes estúdios de áudio e shows ao vivo que acontecem por aí afora”, falou Diego.

“Depois desta aula acredito que os alunos da 3ª turma do Pronatec na modalidade operação de áudio nunca mais serão os mesmos”, ressaltou o supervisor do Pronatec, Marcelo Perajo que, também, contribuiu com a aula ocorrida nesta terça-feira (07), oferecendo à logística.

Além das noções básicas de montagem, os alunos experimentaram a sensação de entrar em um estúdio de gravação de CD. “Para mim foi um privilégio contribuir com a formação dessa nova turma de operadores de áudio do IFPB”, expressou o palestrante da Tocmix Igor Ayres, ao lembrar que ele é ex-aluno do Curso de Radialismo do IFPB.

O aluno Rafael Marques, natural da Espanha, regravou o hino de Luiz Gonzaga – Xote das meninas. “Sou estrangeiro, mas valorizo a música regional brasileira”, disse Marques.  Já Rafael Sousa, que tem forte influência do movimento rastafári, mais notavelmente pelo cantor e compositor de reggae jamaicano Bob Marley, preferiu um som incidental denominado de "Rasta Feeling".

Clique aqui para ouvir "Rasta Feeling".

Clique aqui para ouvir "Xote das meninas".

*Filipe Donner – Facilitador da Turma e Coordenador de Comunicação Social do IFPB

tocmix tocmix 2 tocmix 3
toc mix 4 toc mix 5 toc mix 6