Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Contagem regressiva para o Enade 2011
21/06/2011 às 06h01

Contagem regressiva para o Enade 2011

Este ano todos os estudantes habilitados (concluintes) do Ensino Superior estão obrigados a fazer o exame que acontece em novembro.

Contagem regressiva para o Enade 2011

Pesquisador institucional Antônio Feliciano (esquerda) e o diretor de educação superior Umberto Júnior (direita).

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 (Enade) será aplicada no dia 06 de novembro. As inscrições estão agendadas para o período de 18 de julho a 19 agosto no site do INEP.

No IFPB serão avaliados estudantes dos cursos de Engenharia, Matemática, Química, Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Redes de Computadores.

“Este ano todos os estudantes habilitados (concluintes) do Ensino Superior estão obrigados a fazer o Enade.” O alerta é do pesquisador institucional Antônio Feliciano. Na última sexta-feira, dia 17, ele participou de um Seminário Nacional, em Brasília, sobre as novidades do Enade para este ano.

O professor Antônio Feliciano chama a atenção da comunidade acadêmica do IFPB para o conteúdo da Portaria Nº 8, publicada no Diário Oficial da União, no dia 15 de abril de 2011.

Leia Portaria na íntegra.

O documento estabelece quais são os cursos que serão avaliados pelo Enade e disciplina todo o processo, prevendo inclusive sanções para as instituições e os estudantes habilitados para o Exame.

Leia o cronograma das atividades previstas para o Enade 2011 clicando AQUI.

As inscrições dos alunos que não fizeram o exame nos anos anteriores tiveram início hoje, 20, e seguem até o dia 30. As IES são responsáveis por inscrever esses alunos. Para isso, a Direção de Ensino Superior do IFPB está mobilizando as coordenações dos cursos para que levantem, em caráter de urgência, a relação dos estudantes habilitados ou em situação irregular  para o Enade 2011 para que sejam procedidos os ajustes de acordo com a Portaria.

No caso dos ingressantes e concluintes em 2011, no grupo de cursos avaliados, as IES terão prazo de 18 de julho a 19 de agosto. Após esse período, os estudantes habilitados poderão visualizar se a inscrição foi efetivada pela IES ou não, num período de dez dias. Aqueles que não tiverem sido cadastrados poderão pleitear a inscrição junto ao coordenador de curso.

Entre as novidades desse ano está a dispensa dos ingressantes, que a partir de agora serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estima-se que 1,2 milhão de estudantes sejam inscritos este ano e que cerca de 400 mil façam as provas.

O Enade é um componente curricular obrigatório para os estudantes ingressantes e concluintes das áreas avaliadas. Sem a avaliação, o estudante não consegue obter o certificado de conclusão do curso.

Leia o manual de instrução do Enade

O professor Umberto Júnior ressaltou que é responsabilidade da instituição o enquadramento dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do Enade.

O credenciamento dos estudantes deve ser disponibilizado no Sistema Enade de 18 de julho até o dia 19 de agosto para que sejam conhecidos os estudantes habilitados no âmbito do IFPB no Enade 2011.

Umberto Júnior disse que só estão dispensados do exame os estudantes dos cursos enquadrados na portaria que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano.

Ele destacou também que estão amparados os estudantes que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares no exterior na data do exame. “Quem estuda outro curso que não consta na Portaria nº 08, baixada pelo Ministério da Educação, não precisará fazer o Enade”, finaliza o diretor Umberto.

Texto - Filipe Donner - Jornalista

Foto - Petrônio Lins - Técnico em audiovisual