Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Coordenação do NETDEQ faz palestra sobre co-dependêcia
Ações do documento
02/03/2011 às 10h16

Coordenação do NETDEQ faz palestra sobre co-dependêcia

— registrado em:

Durante a palestra, foram mostradas formas de superação dos problemas enfrentados por pessoas que convivem com usuários de drogas.

Coordenação do NETDEQ faz palestra sobre co-dependêcia

Palestra sobre co-dependência

A coordenação do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ), vinculada a Pró-Reitoria de Extensão do IFPB realizou nesse sábado (26), na Escola do LIONS, no Conjunto Habitacional Bancários, uma palestra sobre co-dependência para o Grupo Celebrando Restauração, da Igreja Batista.

 A palestra foi proferida pela coordenadora do NETDEQ a professora Vania Medeiros. Durante a apresentação, ela falou sobre as consequências da dependência química nas relações familiares gerando um comportamento disfuncional de controle e de manipulação entre aqueles que estão convivendo com o usuário de álcool e outras drogas.

 Vania Medeiros discorreu ainda, sobre a visão sistêmica da dependência química e mostrou as formas de superação do problema, através dos fortalecimentos da rede social individual. Ela explicou a importância de um grupo social de apoio nesse processo.

 Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a dependência química é uma doença (Síndrome da Dependência de Álcool e outras Drogas) que afeta cerca de 12% da população mundial; cada dependente prejudica a qualidade de vida de 4 a 5 pessoa do seu relacionamento.

 

Ascom do IFPB com as informações de Crisvalter Medeiros