Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Coordenação Geral do Pronatec se reúne com equipe do Campus JP
20/08/2013 às 18h48

Coordenação Geral do Pronatec se reúne com equipe do Campus JP

Encontro envolveu supervisores e orientadores pra discutir diretrizes pedagógicas e ações de inserção socioprofissional

Coordenação Geral do Pronatec se reúne com equipe do Campus JP

Tibério e a equipe do Campus JP que tem 19 supervisores e cinco orientadores

Discutir diretrizes pedagógicas e estimular ações para conter a evasão e melhorar a inserção socioprofissional dos estudantes do Pronatec no IFPB. Essas foram as principais motivações da reunião que envolveu supervisores e orientadores da Coordenação Geral do Programa, ligada a Proext, e do Campus João Pessoa, na manhã da última sexta-feira. Mais reuniões serão feitas nos demais campi do Instituto Federal de Educação da Paraíba.

A reunião foi conduzida pelo supervisor ligado à Pró-Reitoria de Extensão, Tibério Ricardo Silveira, que abordou, inicialmente, estratégias para o melhor acolhimento dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Foi ressaltado, principalmente, o fato de muitos alunos estarem há tempos afastados do ambiente escolar, em se tratando dos beneficiários do Bolsa Família e do Seguro Desemprego, por exemplo.

“É importante que eles se sintam alunos da casa. Essa é a ação pedagógica de sentir o outro, o aluno precisa se sentir reconhecido, valorizado”, comentou Tibério. Entre as ações apontadas pela equipe da Coordenação Sistêmica, está a valorização do momento inicial dos cursos, com apresentação dos servidores do IFPB a quem o aluno pode se reportar para resolver questões, além do esclarecimento de todos os direitos e deveres dele para com o Programa.

A iniciativa da Coordenação do Pronatec no Campus JP de criar uma cartilha para o aluno justamente dirimindo as mais freqüentes dúvidas foi elogiada pela equipe sistêmica. A ideia é que o estudante obtenha o máximo de informação sobre o curso e perspectivas da qualificação desde a sua chegada ao Instituto. No Campus João Pessoa, são 19 supervisores e cinco orientadores, e na Coordenação Geral, são três supervisores e três orientadores.

A importância de sistematizar os dados sobre as turmas, esclarecendo os índices de desistência e de evasão, também foi um tema trazido pela equipe da Coordenação Geral. Essa é uma das principais tarefas das equipes que fazem a parte pedagógica do programa e pode apontar novos rumos sobre os cursos em andamento, solucionando problemas que geram o abandono das aulas e até traçando quais cursos podem ser mais atrativos para a região.

Um segundo momento da reunião foi a discussão sobre a Orientação, sobre estratégias para facilitar a entrada dos alunos certificados no mundo do trabalho. O orientador Alexsandro Ribeiro de Melo apresentou dicas da equipe da Coordenação Geral como palestras com profissionais das áreas dos cursos, sobre linhas de financiamento que podem sugerir a abertura de microempresas e outros passos que estreitam a relação dos alunos com uma futura colocação. O mapeamento dos egressos, para saber até da inserção deles em outros cursos também foi um fator relevante colocado em discussão.

Saiba mais sobre o Pronatec no IFPB: http://www.ifpb.edu.br/inicio/reitoria/pro-reitorias/proext/pronatec

alexsandro melo  tiberio ricardo

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB