Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Coordenadora do CRR-IFPB participa de evento de Integração Latino Americana na Guatemala
Ações do documento
27/08/2013 às 09h46

Coordenadora do CRR-IFPB participa de evento de Integração Latino Americana na Guatemala

— registrado em:

Objetivo é integrar ações na área de prevenção ao sofrimento social

A coordenadora do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB), professora Vania Medeiros, está participando nesta semana, de 27 a 30 (terça à sexta-feira), de um evento na Universidade Mariano Galvez, em Santa Cruz de Quiché, na Guatemala. O evento, que visa integrar ações na área de prevenção ao sofrimento social, é promovido pelo  Centro Universitário de Quiché, órgão ligado à Rede Americana de Intervenção em Situações de Sofrimento Social (RAISS), com apoio da Caritas Pastoral Social Diocesana, do município de Quiché.

No evento, que conta com a participação de professores e profissionais integrantes de instituições públicas e organizações não governamentais da Argentina, Bolívia, Colômbia, Brasil, Costa Rica, Chile, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraquay, Peru e Uruguai, a professora Vania Medeiros está representando a região Nordeste.Evento CRR-Guatemala

Segundo Vania Medeiros, no primeiro dia do evento foi discutido o tema relacionado à adolescência e juventude violenta ou violentada. Nesse contexto, foi realizada uma oficina pelo coordenador de direitos humanos do Arcebispado da Guatemala, Jorge Luis Sandoval, que apresentou dados sobre a realidade da juventude guatemalteca. Segundo o ativista dos direitos humanos, “o nível de escolaridade de jovens no país é muito baixo, em especial referente à educação superior, sendo que apenas 33,6%  dos jovens entre 15 e 29 anos concluem a escola primária e apenas 5,1% destes chegam ao final do ensino superior”. As informações foram passadas pela professora Vania Medeiros através de e-mail.

Vania acrescentou que o consultor da Caritas Alemanha, Efrem Milanese, presente ao evento, comentou que esta é uma forma de violência, já que a exclusão é a pior violência que pode ser praticada contra a juventude. “Além dos jovens serem excluídos do sistema escolar, aqueles que estão dentro deste sistema, muitas vezes estão expostos a condições institucionais precárias, o que também representa uma forma perversa de exclusão e violência”, destacou o consultor da Caritas Internacional.

O evento também acomodou um encontro de representantes dos Centros de Formação da RAISS, do qual a professora Vania Medeiros é integrante, representando o Brasil. Foram realizadas atividades de atualização sobre os referenciais teóricos de práticas preventivas embasadas no método do modelo ECO2.

Segundo a professora Vania Medeiros, participar do evento é uma oportunidade de conhecer várias iniciativas que estão sendo desenvolvidas em países da América Latina que podem ser adaptadas para a realidade brasileira. A professora pretende aprimorar, ainda mais, a metodologia formativa dos profissionais que atuam na área de prevenção e intervenção ao uso de drogas na Paraíba através do acúmulo de experiências promovida no referido evento. Ela também vai apresentar a metodologia que está sendo desenvolvida no CRR do IFPB para contribuir com outros países Latino Americanos.

 

Ascom do IFPB com informações do CRR