Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Servidores do IFPB são capacitados para uso do Siconv
Ações do documento
26/09/2011 às 13h05

Servidores do IFPB são capacitados para uso do Siconv

— registrado em:

O treinamento vai ajudar os servidores na utilização do sistema de gestão de convênios e contratos de repasse de recursos do Governo Federal.

Servidores do IFPB são capacitados para uso do Siconv

Treinamento do Siconv

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional promoveu, de 19 a 21 de setembro, capacitação de servidores da área administrativa para a utilização do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). O treinamento foi realizado na Solaris Cursos, no bairro dos Estados, em João Pessoa.

Vinte servidores, oriundos dos diversos Campi do IFPB, participaram do curso. Foram quatro servidores de João Pessoa, três de Cajazeiras, três da Pró-Reitoria de Administração, dois de Campina Grande, um de Cabedelo, um de Sousa, um de Picuí, um de Monteiro, um de Princesa Isabel, um do Centro de Navegação, um da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e um da Pró-Reitoria de Extensão.

Foram capacitados servidores de vários cargos: diretores administrativos, assistentes de administração, técnicos em contabilidade, auditor interno, contador, técnico em TI, administrador e professor.

No treinamento eles aprenderam como utilizar o Siconv sobre três óticas: proposta, execução e prestação de contas. E de forma geral, como funciona a gestão de convênios com o governo Federal.

O Siconv é uma ferramenta eletrônica que reúne e processa informações sobre as transferências de recursos do Governo Federal para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos. O repasse acontece por meio de contratos e convênios destinados à execução de programas, projetos e ações de interesse comum. É esse sistema que permite o cadastro e operacionalização dos convênios firmados entre os órgãos da administração federal e os da administração estadual e municipal.

Capacitação - SiconvSegundo o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, o professor Antônio Carlos Gomes Varela, “o grande desafio do Instituto é qualificar os servidores para desenvolverem bem suas atividades”.

Um dos participantes do curso, o assistente em administração, Kleber Cordeiro da Costa, destacou que o instrutor tinha uma boa experiência e transmitiu para os servidores a visão de quais entidades podem propor convênios com a União. “O treinamento ajudou a compreender as formas de formalização de convênios e a operação do Siconv. Com essa capacitação teremos maior segurança e eficiência na realização dos serviços, já que contamos com mais conhecimento sobre os convênios e o sistema”, disse Kleber.

Já para o técnico em contabilidade, Josivan Couras Bezerra Silva, o curso foi o primeiro contato com o Siconv. “O mais importante é que aprendi a utilizar o Siconv, pois através desse sistema posso elaborar programas em prol do IFPB e até mesmo da sociedade”, resssaltou Josivan.

De acordo com o professor Varela, esse tipo de capacitação leva os funcionários a desenvolverem adequadamente suas funções. “É necessário que nossos servidores se apropriem das rotinas que regem o funcionamento da administração pública. Principalmente porque estamos diante de um quadro de constantes mudanças pelo qual passa a Instituição, com a criação de novos Campi e o consequente aumento de vagas, ensejando a contratação de novos professores e técnicos administrativos”, destacou o Pró-Reitor.


* Daniela Espínola - Jornalista