Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias CRPNM do IFPB realiza formatura dos Cursos de Extensão
Ações do documento
08/02/2012 às 14h38

CRPNM do IFPB realiza formatura dos Cursos de Extensão

— registrado em:

A Cerimônia aconteceu nessa terça-feira, dia 07, às 14h, no Teatro Santa Catarina em Cabedelo

CRPNM do IFPB realiza formatura dos Cursos de Extensão

Formatura dos Cursos de Extensão do CRPNM

O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizou nessa terça-feira, dia 7, às 14h, no Teatro Santa Catarina em Cabedelo, a formatura dos Cursos de Extensão (2011.2).

Entre os formandos, havia muita emoção. A alegria de estar recebendo o certificado de conclusão do curso ficou evidenciada, nas palavras da oradora das turmas, Ana Dark Maria Ferreira. “Em nome dos alunos eu gostaria de agradecer a cada um dos idealizadores e mantenedores dos cursos por ter nos dado essa oportunidade. Hoje eu posso de dizer que tenho orgulho de ser pescadora, filha e neta de pescadores, me sinto valorizada e isso só foi possível graças às ações do IFPB”.

Para o coordenador de Políticas de Pesca Marinha, Continental e Aquicultura Familiar, Portos e Costas da SETEC-MEC, Edmar Moraes, “essa formatura representa uma conquista, fruto de uma política de inclusão social, que dá oportunidade a uma camada da população que esteve sempre longe das políticas desse país e com a qual o Estado se encontrava em dívida”, afirma.

Edmar Moraes ressaltou, ainda, que os recursos para a implantação da sede definitiva ficará em torno de R$ 17 milhões, e que pretende, após a conclusão da obra, fazer uma grande inauguração, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

 “É mais uma missão cumprida, esse centro que iniciou suas atividades há aproximadamente 10 anos, como Centro de Formação para a área de Pesca e Cultura Marinha e que em 2008 tornou-se Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima e hoje cumpre mais uma etapa, isso nos motiva a finalizarmos definitivamente para a sua implantação, para que esse centro possa fazer mais pela comunidade aqui de Cabedelo, municípios vizinhos, outros estados do Brasil, países da América Latina e da Africa”, destacou o reitor em exercício Paulo de Tarso Costa Henriques.

  “Eu me sinto privilegiada de trabalhar com esses alunos, estamos realizando um trabalho de inclusão social nunca antes visto antes em Cabedelo e Adjacências, uma oportunidade para pescadores, marisqueiras, seus filhos e comunidade em geral de retornar a escola para fazer cursos na área pesqueira propriamente dita, áreas afins de informática e línguas”, comenta a diretora do CRPNM Margareth Rocha.

 A mesa de honra foi composta pelo Reitor em exercício Paulo de Tarso Costa Henriques, o coordenador de Políticas de Pesca Marinha, Continental e Aquicultura Familiar, Portos e Costas da SETEC-MEC, Edmar Moraes; a diretora do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima do IFPB, Margareth Rocha; a pró-reitora de extensão Edelcides Gondim de Vasconcelos; o superintendente da FUNETEC, Valdeci Santos; o coordenador do Centro de Formação em Pesca Marinha, Especialista em Navegação e Trafego Aquaviário; o tenente Welligton Guanabara Lheiros, representando o capitão de Fragata – Comandante Victor Jerônimo Buarque de Paula, o Superintendente da CIA das Docas, Wilbur Jácome, o secretário da Pesca e Meio Ambiente do Município de cabedelo Walber Farias.

 

* Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB