Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias CRPNM oferta cursos em parceria com a Marinha do Brasil
Ações do documento
15/02/2013 às 10h08

CRPNM oferta cursos em parceria com a Marinha do Brasil

— registrado em:

Pioneira na Rede Federal, a parceria irá beneficiar a comunidade com Ensino Profissional Marítimo gratuito. Inscrições até 8 de março

O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) do IFPB está ofertando, em parceria com a Marinha do Brasil, 125 vagas para cursos do Ensino Profissional Marítimo. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 08 de março através do portal do IFPB.

Para o primeiro semestre de 2013, serão ofertados: Curso Formação de Aquaviários – Pescador Profissional – POP, Curso Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas, Curso de Adaptação para Aquaviários – cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde. Já para o segundo semestre, serão ofertados: Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Especializado em Pesca – PEP e Curso de Adaptação para Aquaviários – cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde.

A prova objetiva será realizada no dia 07 de abril (domingo) das 08h às 11h e consta de 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática. Haverá também um Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, a ser realizado nos dias 01 e 02 de maio, das 08h às 17h. Participarão do teste físico os candidatos classificados na prova objetiva em até três vezes o número de vagas do curso ao qual estão concorrendo.

O resultado final será divulgado dia 09 de maio e as aulas estão previstas para iniciar no dia 15 de maio. O processo seletivo está sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), que está com equipe de apoio no CRPNM para auxiliar os candidatos e esclarecer dúvidas.

Acesse aqui o edital.  

Sobre os cursos – De acordo com a Diretora do CRPNM, Professora Margareth Rocha, os cursos são disponibilizados em concordância com a Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, a Capitania dos Portos da Paraíba e o Ministério da Pesca. A Marinha do Brasil certificará os alunos que concluírem esses cursos, conferindo-lhes a Carteira de Inscrição e Registro (CIR).

 “Todas as matrizes curriculares dos cursos da Marinha do Brasil estão sendo reformuladas com o objetivo de adequá-las às regras da Organização Marítima Internacional (IMO). A preparação didática e o andamento dos cursos serão acompanhados pela DPC, e ao final da conclusão emitirá as carteiras equivalentes a cada um deles”, afirmou a Professora Margareth.

Representante da SETEC no Grupo de Trabalho (GT) Interministerial de Formação e Qualificação do Pescador, criado para aprimorar a formação do profissional da pesca, Margareth lembra que esse é um momento histórico: “Todos que fazem o CRPNM estão felizes por mais essa conquista, resultado do trabalho de uma equipe que ama o que faz. Agradecemos a Deus em primeiro lugar, ao apoio da nossa Reitoria e de todos os nossos parceiros. A partir de agora os pescadores, seus familiares e a comunidade terão acesso aos Cursos do Ensino Profissional Marítimo de forma gratuita através do CRPNM/IFPB”.

Parceria – A parceria para a oferta dos cursos surgiu com base no memorando de entendimento, publicado no DOU em 30 de outubro de 2012, assinado entre o Ministério da Defesa (MD), o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Marinha do Brasil (MB), que possibilita a oferta de cursos para o 1º, 2º e 3º grupos, Marítimos, Fluviários e Pescadores. “Através do Acordo de Cooperação Técnica entre o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima-CRPNM/IFPB, Diretoria de Portos e Costas da MB e Ministério da Pesca para a oferta de cursos para pescadores, acreditados pela MB, está sendo possível disponibilizar para à comunidade cursos do Ensino Profissional Marítimo – EPM”, concluiu a Professora Margareth Rocha.

 
 
*Patrícia Nogueira - Jornalista/Reitoria/Ascom com informações do CRPNM