Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias CRPNM participa de treinamento no Porto de Cabedelo
06/06/2012 às 09h15

CRPNM participa de treinamento no Porto de Cabedelo

A ação faz parte de um conjunto de melhorias propostas pelo Governo Federal, com vistas a alavancar o setor portuário brasileiro

No período de 29 de maio a 01 de junho ocorreu nas dependências da Cia DOCAS da Paraíba no Porto de Cabedelo, o treinamento da equipe do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima-CRPNM do IFPB que compõe a rede institucional de Desenvolvimento do projeto de implantação do Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos portuários nos portos marítimos brasileiros.

O Programa faz parte de um conjunto de melhorias propostas pelo Governo Federal, com vistas a alavancar o setor portuário brasileiro, que estão a cargo da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR) e é parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos será desenvolvido em 22 portos marítimos brasileiros e em sua fase atual estão sendo desenvolvidos estudos ambientais, econômicos, sociais e tecnológicos para elaboração de um diagnóstico/inventário de resíduos sólidos, efluentes líquidos e fauna sinantrópica nociva, estruturando, para tanto, uma de rede de entidades de pesquisa para abranger todos os portos marítimos brasileiros selecionados.

O presidente da Cia Docas, Wilbur Jácome e a diretora do CRPNM, Margareth Rocha, acreditam que a ação em será de grande benefício para todos os envolvidos. Essa parceria já oferece treinamento na área Logística Portuária e de Segurança no Meio Portuário, com apoio da Capitania dos Portos da Paraíba através do Comandante Victor Buarque.

A implantação deste programa ficou a cargo do Programa de Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - PPE/COPPE/UFRJ que escolheu no estado da Paraíba o CRPNM do IFPB para compor a rede de centros de pesquisa e desenvolver no Porto de Cabedelo o Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos nos Portos Marítimos Brasileiros através de um convênio com a fundação de Apoio ao IFPB, a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba FUNETEC/PB.

Segundo coordenadora do projeto, Ariana Guimarães, a participação do IFPB em projetos dessa grandeza reafirma a capacidade técnica institucional além de contribuir fortemente na formação profissional de seus alunos.

As três áreas de atuação do projeto envolvem o monitoramento de efluentes, resíduos sólidos e fauna sinantrópica nociva. Participam da equipe de campo, as professoras, Ariana Guimarães e Cristine Pimentel, alunos do Curso Técnico em Pesca e do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Cabedelo e ainda, um biólogo do Centro de zoonoses de João Pessoa, uma exigência do Projeto por se trabalhar com a fauna sinantrópica nociva.

O treinamento foi realizado por pesquisadores da COPPE/UFRJ e teve como foco o zoneamento do Porto de Cabedelo e o treinamento específico quanto a metodologia que será utilizada nas três linhas de ação do projeto: efluentes, resíduos e fauna sinantrópica.

A capacitação possibilitou a toda equipe do projeto o estudo teórico e prático das metodologias que serão utilizadas ao longo dos nove meses do projeto, que deve ter início no final deste mês, prevê a coordenadora local do projeto Ariana Guimarães.

Ascom do IFPB com informações do CRPNM