Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias CRPNM realiza I Semana de Ciências do Mar
06/12/2013 às 11h23

CRPNM realiza I Semana de Ciências do Mar

Evento faz parte da programação da I Semana Náutica da Paraíba

O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima do IFPB estará participando de um momento histórico para o setor náutico da Paraíba. O CRPNM está engajado na organização da I Semana Náutica da Paraíba que acontecerá de 8 a 15 de dezembro, no litoral de João Pessoa, Cabedelo e Lucena. O objetivo é promover o desenvolvimento do setor náutico do Estado por meio da apresentação de suas potencialidades em uma semana que reunirá atividades esportivas, acadêmicas e culturais.

Um dos eventos que fazem parte da programação da Semana Náutica é a I Semana de Ciências do Mar que acontecerá nas dependências do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, em Cabedelo. A I Secimar tem por objetivo promover um conjunto de ações com temas relevantes para o desenvolvimento tecnológico das ciências do mar, dos recursos pesqueiros marítimos e dos setores portuários e do turismo náutico, além de debater sobre as legislações aquaviárias e a segurança na navegação, bem como contribuir com estratégias econômicas para a preservação ambiental marítima e com a exploração sustentável dos recursos marinhos.

Durante a I Secimar irão ocorrer: 7 workshops de áreas que vão desde a navegação eletrônica com o uso dos tablets às diversas possibilidades de beneficiamento do marisco; 5 palestras com temas ligados à segurança da navegação amadora, Lei de Modernização dos Portos, importância da preservação do Patrimônio Histórico Subaquático, importância dos artefatos matemáticos na navegação marítima e conhecendo o Projeto Pescando Sonhos; 3 mesas-redondas (Projeto Extremo Oriental das Américas, Pesca Sustentável e Construção de Píeres na Paraíba); Exposição Náutica com diversos itens náuticos e das pescas artesanal e industrial; e diversas ações de cidadania do Projeto Pescando Sonhos, tendo como ênfase exames médicos, retiradas de documentação, balcões de informações (INSS, banco, Previdência) e apresentações culturais.

A Secimar dará a I Semana Náutica da Paraíba um caráter tanto acadêmico como social. O envolvimento do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima do IFPB, que também faz parte do Comitê Náutico da Paraíba, através desse evento, é um passo importante para o desenvolvimento do setor náutico paraibano, a exemplo do que acontece com escolas técnicas em outros países.

Ascom do IFPB com informações do CRPNM