Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias CRPNM realiza aula inaugural dos Cursos de Ensino Profissional Marítimo
17/05/2013 às 08h45

CRPNM realiza aula inaugural dos Cursos de Ensino Profissional Marítimo

Os cursos são ofertados pelo IFPB em parceria com Marinha do Brasil e o Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA)

O IFPB realizou nesta quarta-feira (15), em Cabedelo, a aula inaugural dos Cursos de Ensino Profissional Marítimo.  Os cursos são ofertados pelo Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) do IFPB em parceria com Marinha do Brasil e o Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA).

Pioneira na Rede Federal de Educação Tecnológica, a parceria beneficiou a comunidade com a oferta de 125 vagas para cursos nas áreas de aquaviários: Pescador Profissional, Pescador Especializado em Pesca, Marinheiro de Auxiliar de Máquinas e Convés, Curso de Adaptação de Aquaviários, Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde.

Durante a aula inaugural, a diretora do CRPNM Margareth Rocha agradeceu a todas as pessoas que acreditaram e tornaram o sonho possível. Para a educadora a oferta destes cursos representa uma excelente oportunidade para melhorar a vida das pessoas através da educação. “Educar é construir pontes, ensinar e também aprender. Acredito nisso, não só por ter lido, mas por ter vivenciado ao longo dos anos”, ressalta.

O Reitor do IFPB João Batista de Oliveira Silva relembrou a trajetória da Instituição, que sempre teve o perfil inovador desde sua fundação em 1908 até os dias atuais. “O IFPB a cada dia vai se renovando, enfrentando e vencendo desafios para ofertar educação de qualidade”, afirma.

“Este é um momento de celebrar esta conquista porque o IFPB é primeiro Instituto Federal que foi acreditado pela Marinha e obteve no primeiro processo seletivo mais de três mil inscrições do Brasil inteiro. E, o que nós queremos, é que outros institutos também se credenciem para podermos dar conta desse passivo um milhão de pescadores que precisam fazer os cursos do ensino profissional marítimo”, comenta a secretária executiva do Conselho Nacional de Aquicultura (CONAPE) Roseli Zerbinato.

De acordo com o coordenador nacional de formação humana na área de pesca, portos e navegação do MEC, professor Edmar Almeida de Morais este é um projeto de suma importância para o desenvolvimento do Brasil através da oferta da educação, base de todo o desenvolvimento sustentável. “Este é um projeto de educação, formação e elevação da escolarização com qualificação profissional”, diz.

A mesa de honra foi composta pela diretora do CRPNM Margareth Rocha, o reitor do IFPB João Batista de Oliveira Silva, o pró-reitor de ensino Paulo de Tarso Costa Henriques, a pró-reitora de extensão Edelcides Gondim, o professor Edmar Almeida de Morais – representando o Ministério da Educação (MEC) –, o capitão de fragata Victor Buarque, o comandante Carlos Frederico Serafim, Professor Diócélio Alencar – representando o diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, a superintendente do Patrimônio da União Daniele Bandeira, o superintendente do Ministério da Pesca na Paraíba Samuel Lemos, o prefeito de Cabedelo José Maria de Lucena Filho e o secretário da pesca da Paraíba Sales Dantas – representando o governador do Estado Ricardo Coutinho.

Veja o que  o reitor João Batista de Oliveira Silva falou sobre o Ensino Profissional Marítimo

Veja o que Roseli Zerbinato falou sobre o Ensino Profissional Marítimo

Veja o que Margareth Rocha falou sobre o Ensino Profissional Marítimo

Veja o que Edmar Almeida falou sobre o Ensino Profissional Marítimo