Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias CRPNM realiza aulas práticas do Ensino Profissional Marítimo
06/09/2013 às 12h10

CRPNM realiza aulas práticas do Ensino Profissional Marítimo

Alunos aprendem noções de sobrevivência

As turmas do Curso de Formação de Aquaviários - Pescador Profissional (CFAQ III C/M) e do Curso de Adaptação de Aquaviários - Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde (CAAQ I CT/S) fizeram aulas práticas de noções de sobrevivência pessoal na piscina do Campus João Pessoa.

Os exercícios práticos foram supervisionados e acompanhados pelo professor da disciplina André Campos, pelo Patrão de Pesca de Alto Mar Onaldo Júnior, pelo Professor Ticiano Alves, pelos Mestres de Embarcações Alisson Araújo e Wilson Lopes. Dando suporte na parte de salvamento, caso houvesse necessidade, estavam o Sargento Weydson da Capitania dos Portos da Paraíba - CPPB e o Mergulhador Autônomo Profissional e Instrutor de Mergulho Gustavo Adolpho, da Operadora de Mergulho Filho dos Mares, que voluntariamente se disponibilizaram a dar todo o suporte necessário para as atividades práticas na piscina.

Uma equipe de militares da Companhia do Corpo de Bombeiros de Cabedelo, acompanhada dos Professores Nilmário Guedes e Ticiano Alves e do Técnico Wilson Lopes, realizou treinamento de Combate a Incêndio com alunos dos cursos do Ensino Profissional Marítimo - EPM do Centro de Referência Pesca e Navegação Marítima – CRPNM/IFPB. Eles puderam aprender algumas técnicas e noções de combate a incêndio, bem como manuseios de extintores, mangueiras, esguichos e conexões, roupas e capacetes.

As aulas práticas fazem parte do currículo dos cursos do EPM, que são realizados através de Acordo de Cooperação Técnica com a Marinha do Brasil e o Ministério da Pesca e Aquicultura. Todas as diretrizes para realização das aulas são orientadas pelo Departamento de Portos e Costas da Marinha do Brasil.

CRPNM aula prática  CRPNM aula prática
CRPNM aula prática   CRPNM aula prática

Ascom do IFPB com informações do CRPNM