Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Curso de Letras da EAD realiza programa de capacitação
12/11/2012 às 19h00

Curso de Letras da EAD realiza programa de capacitação

Tutores e professores de todos os polos vão fazer treinamento a partir dessa terça

Os profissionais que compõem as equipes do curso pioneiro do IFPB em Licenciatura em Letras na modalidade de Educação a Distância vão se reunir, nessa semana, no Campus João Pessoa, para um treinamento. Cerca de 80 pessoas que compõem o núcleo envolvido com o curso superior de Letras estarão reunidas pela primeira vez no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba ultimando os preparativos para o início oficial das aulas que será em 24 de novembro.

O Programa de Capacitação promovido pela Diretoria de Educação a Distância do IFPB e pela Coordenação do curso inicia nessa terça-feira, 13 de novembro. O primeiro dia é direcionado aos professores conteudistas dos componentes curriculares. Eles terão toda a orientação relativa à elaboração e revisão do material didático.

Na quarta, 14 de novembro, há duas programações distintas. Os professores formadores e tutores à distância se reúnem para discutirem as dinâmicas das disciplinas e planos instrucionais. Já os tutores presenciais e coordenadores de polo vão tratar das suas atribuições, da estrutura e funcionamento dos locais de trabalho e receber orientações sobre os procedimentos. Mas, todos os profissionais vão tratar do Ambiente Virtual de Aprendizagem e da Plataforma Moodle.

Clique aqui para ter acesso à programação completa.

Nos dois dias, o início dos trabalhos é com a apresentação da equipe da EAD do IFPB, dirigida pelo professor Francisco R. M. Alves, composta ainda pelas Coordenadorias de Elaboração do Material Didático, com Otoniel Machado, de Revisão do Material Didático, com Analice Pereira, de Design Instrucional, Monica Pereira, de Produção de Material Didático, Rafael Leal, e de Tutoria, Ivan Cupertino. As equipes que fazem a capacitação também devem encontrar com a Diretora de Ensino do Campus João Pessoa, Joselí Maria da Silva. O Campus JP é o responsável institucional pelo curso do IFPB.

A coordenadora do curso, Girlene Marques Formiga, destaca o pioneirismo dessa Licenciatura que já abriu com 200 vagas em quatro polos: João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Picuí. Além das equipes que vão trabalhar na EAD, os alunos já podem começar a se familiarizar com o ambiente virtual nos próximos dias, quando o acesso vai estar liberado para interação.

“No período de 17 a 23 de novembro, teremos a Semana de Ambientação do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), momento em que oportuniza ao cursista de Letras conhecer o ambiente virtual, além de promover momentos de interação entre os alunos e os educadores”, adianta a professora Girlene. Porém, a aula inaugural e o primeiro encontro presencial estão marcados para o dia 24.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB