Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Curso de Letras EAD já tem metodologia de ensino
28/03/2012 às 10h54

Curso de Letras EAD já tem metodologia de ensino

A metodologia vai nortear a aplicação das aulas no Curso de Licenciatura em Letras do IFPB

Curso de Letras EAD já tem metodologia de ensino

Reunião do grupo de trabalho de EAD

O grupo de trabalho de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) definiu na manhã dessa terça-feira, dia 27, a metodologia que irá nortear a aplicação nas aulas Curso de Licenciatura em Letras, primeiro curso na modalidade EAD, ofertado pela Instituição.

A metodologia, definida pelo grupo, baseia-se, em linhas gerais, em seis pontos básicos:

1. Apresentação de conteúdo;

2. Pesquisa e aprofundamento;

3. Discussão do conteúdo apresentado;

4. Produção, por parte do aluno, que demonstre que houve aprendizado;

5. Publicação, no ambiente virtual, do material que foi produzido pelo estudante durante a etapa de produção;

6. Fórum de discussão sobre dúvidas surgidas nos encontros virtuais.

De acordo com o Professor de Designer Instrucional, Milton Freire, a metodologia foi desenvolvida e entrará em funcionamento pela primeira vez no IFPB e será utilizada, também, pelos novos cursos, na modalidade EAD, à medida que forem sendo disponibilizados pelo Instituto.

Finalizada a etapa de definição da metodologia pedagógica dessa modalidade bem como da produção do material didático, o desafio agora é fazer o planejamento instrucional das aulas de cada disciplina do 1º semestre, que terá início em 2012.2, definir procedimentos e estratégias, previstos na metodologia.

O diretor de educação a distância e projetos especiais do IFPB, Francisco Raimundo de Moreira Alves, destacou a importância do planejamento em todas as fases do processo de implementação do primeiro curso EAD do IFPB. “Não há possibilidade de existir o processo ensino e aprendizagem se não houver um planejamento eficiente das ações. Instituições com boa qualidade de material didático e professores capacitados fracassaram ao tentar ofertar cursos na modalidade EAD por não ter planejado suas ações previamente”, relata.

Para a coordenadora do Curso de Letras a distância do IFPB, Girlene Formiga, a promoção da discussão da metodologia do ensino EAD é importante porque propicia a criação de um ambiente virtual que mais se aproxime das condições interacionais inerentes ao espaço presencial da sala de aula.

“O IFPB já tem muita tradição no ensino presencial e, com a implementação do ensino na modalidade a distância na Instituição, nós, professores, estamos adaptando nossa experiência da aula presencial ao ambiente virtual para que os alunos possam ter acesso, de forma mais interacional, ao processo de ensino e aprendizagem”. A professora Girlene ainda adianta que “esse planejamento do modelo pedagógico favorece pensarmos com antecedência, por exemplo, quais as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo IFPB que atendam pedagogicamente aos conteúdos do curso de Letras e sejam de acesso ao aluno do Polo de João Pessoa, de Campina Grande, de Picuí e de Sousa”.

As inscrições para o curso de Letras continuam abertas até o dia 20 de abril. Candidatos interessados em participar desse Curso podem obter mais informações em www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo.

Texto – Iris Souto Maior – Jornalista da Reitoria/Ascom

Foto – Petrônio Lins – Técnico em audiovisual