Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Curso de Telhado Vivo é adiado para março no IFPB
Ações do documento
03/12/2012 às 20h17

Curso de Telhado Vivo é adiado para março no IFPB

— registrado em:

Inscrições estão abertas e o conteúdo inclui aulas teóricas e práticas.

O curso de Telhado Vivo para Construções Sustentáveis que estava marcado inicialmente para esta primeira semana de dezembro no Campus João Pessoa do IFPB, foi adiado para o período de 14 a 16 de março do ano que vem. Segundo a comissão organizadora, um dos motivos foi a incompatibilidade da agenda do palestrante. 

Além da parte teórica os participantes terão aulas práticas. O palestrante será o Consultor em Permacultura pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, Eduardo José Diehl. O conteúdo programático inclui: a história dos telhados vivos, práticas sustentáveis em municipalidades, fundamentos teóricos, vantagens de uso, plantas para telhados vivos e substrato. 

Outras informações podem ser obtidas através da empresa Atuação Sustentável-Consultoria Ambiental no e-mail atuacaosustentavel@gmail.com ou pelos fones (83) 9387-6393, 8835-4714 e 9802-2150. 

Nova tendência

A arquitetura vem cada vez mais incorporando elementos para tornar as construções mais sustentáveis e ecologicamente corretas. Uma das tendências é o telhado vivo ou ecológico que utiliza plantas na cobertura de residências e edifícios. Essa proteção vegetal garante temperaturas agradáveis e contribui com o meio ambiente reduzindo a poluição atmosférica. Esse tipo de cobertura conta com um sistema de drenagem da água da chuva para a rede de esgoto, que retém o gás carbônico e libera oxigênio.

Segundo o órgão internacional Green Building Council (US GBC) o Brasil já ocupa a quarta posição no ranking mundial de construções sustentáveis. De 2007 até abril de 2012, o país registra um total de 526 empreendimentos sustentáveis.

Ascom do IFPB