Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Curso Siafi Gerencial mobiliza equipe dos campi
21/03/2012 às 17h34

Curso Siafi Gerencial mobiliza equipe dos campi

Servidores elogiam a iniciativa da instituição em ampliar a utilização de ferramenta indispensável à área financeira

Curso Siafi Gerencial mobiliza equipe dos campi

Participaram 33 servidores de todos os campi

Servidores da área financeira de todos os campi do IFPB participaram, até sexta-feira, de um curso sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) na modalidade gerencial. A capacitação de 16 horas ficou a cargo do Analista em Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Tiago Maranhão. Ele foi trazido para a Reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba para facilitar a disseminação da ferramenta entre os técnico-administrativos que lidam com a área financeira nos 10 campi.

O curso foi organizado pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Interiorização do IFPB e aconteceu em dois dias em um dos novos laboratórios de informática do Campus João Pessoa, em um bloco recém-inaugurado. Para o pró-reitor Antônio Carlos Gomes Varela, além de capacitar 33 servidores sobre uma nova ferramenta de trabalho, o curso permitiu a interação entre eles e a discussão sobre os modelos de gerenciamento nos campi.

“Ter trazido o instrutor aqui para o IFPB permitiu que o curso ficasse focado na realidade da instituição, todos os modelos discutidos levavam em conta os campi e os servidores não tiveram uma aula só sobre Siafi Gerencial, eles puderam discutir acerca de diferentes estruturas a serem analisadas do ponto de vista orçamentário”, destacou o professor Varela. Segundo ele, os servidores vão poder ser multiplicadores da informação recebida.

O servidor Aguinaldo Tejo, do Campus de Picuí, ressaltou também que o curso possibilitou uma capacitação além do que eles imaginavam a priori. “O curso renovou a força de construirmos juntos esse Instituto de forma mais arrojada. O instrutor também nos ensinou como formatar um orçamento, nos deu mais fundamentos para atuar, de uma forma didática, simples, inteligente, não foi um tecnocrata”, elogiou, comentando, como a maioria dos colegas, que ficaram surpreendidos com a jovialidade do instrutor que, apesar dos 32 anos, acumula experiência na sua área.

O encerramento do curso foi também o momento da entrega dos certificados, que contou com a presença do pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso Henriques, na ocasião, representando o reitor João Batista Oliveira, em compromisso em outro campus. Ele destacou que o curso foi importante devido à renovação do quadro de servidores da área financeira, com a aposentadoria de alguns TAs. “Cabe a administração promover outros cursos como esse que possibilitam que muitos servidores se conheçam, troquem ideias sobre o Instituto”, frisou, dando ainda informação sobre a possibilidade de novos cargos na área em abril.

O instrutor elogiou os servidores do IFPB por terem sido muito participativos no curso e destacou que a capacitação sobre o Siafi Gerencial vai possibilitar mais autonomia aos campi. O curso deve favorecer a descentralização de serviços diante da reitoria, e facilitar a elaboração de relatórios necessários ao trabalho.

O servidor Marcelo Araújo, da área de Orçamento, que era um dos poucos a dominar a ferramenta antes, comentou que o Siafi Gerencial é complexo e que a capacitação pode auxiliar, inclusive, na área de gestão orçamentária e nas alterações que os campi precisam fazer em seus orçamentos. O Siafi processa de forma integrada e on-line a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil.

siafi1siafi2siafi3

siafi gsiafi 67siafi gerencial