Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Curso técnico de Segurança do Trabalho- EAD realiza sábado aula inaugural
23/10/2012 às 12h36

Curso técnico de Segurança do Trabalho- EAD realiza sábado aula inaugural

Atividade será em seis polos do IFPB no interior do estado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba promove no próximo sábado (27) a partir das 8h a aula inaugural do curso técnico de Segurança do Trabalho na modalidade a distância. A ação será nos polos nos campi do IFPB de Patos, Cajazeiras, Sousa, Monteiro, Picuí e Guarabira.
Os alunos vão poder conhecer de perto a estrutura que foi montada para as aulas no ambiente virtual de aprendizagem em cada polo. O Pró-Reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, e o Reitor do Instituto Federal João Batista de Oliveira Silva, darão as boas vindas aos estudantes em depoimentos gravados em vídeo que serão exibidos na solenidade conduzida pelos coordenadores setoriais.
O curso técnico subsequente de Segurança do Trabalho é voltado para quem concluiu o ensino médio. Em cada uma das seis cidades foram oferecidas 50 vagas. As inscrições foram encerradas no mês de abril e os candidatos se submeteram a uma prova com questões de Matemática e Língua Portuguesa. Esse é o primeiro curso que o IFPB desenvolve em convênio com a Escola Técnica Aberta do Brasil (E-tec) e a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. As aulas têm duração de quatro semestres e o conteúdo é voltado para a qualidade de vida dos trabalhadores, por meio da promoção da saúde e prevenção de acidentes e doenças laborais.

Segurança no Trabalho

O técnico de Segurança do Trabalho é o profissional que analisa os métodos e processos de trabalho, identificando suas condições e fatores de risco, propondo melhorias e maior segurança. É ele quem estuda o ambiente dos funcionários de uma empresa para ver se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas. Dessa forma contribui para que muitos acidentes sejam evitados, proporcionando maior qualidade de trabalho a toda empresa.
Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho foram registrados em 2009, em todo o país, 723.452 acidentes de trabalho. Apesar de a incidência ter caído em relação a 2008, esta ainda é muito alta.

Educação a distância

De acordo com o Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, educação a distância é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. A educação a distância poderá ser ofertada na educação básica, educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional (técnica – nível médio, e tecnológica – nível superior), e educação superior.

Ascom do IFPB