Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Cursos do Proeja no IFPB ofertam 155 vagas em quatro cidades
Ações do documento
24/11/2010 às 08h32

Cursos do Proeja no IFPB ofertam 155 vagas em quatro cidades

— registrado em:

Há inscrições abertas em João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Cajazeiras.

Cursos do Proeja no IFPB ofertam 155 vagas em quatro cidades

As matrículas serão em janeiro

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está ofertando 155 vagas em cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Nos campi de Cajazeiras e João Pessoa são 40 vagas, enquanto que no Campus Sousa, são 30 e em Campina Grande, 45 vagas.  Nas cidades de João Pessoa, Sousa e Cajazeiras, há duas vagas reservadas para pessoas portadoras de necessidades especiais, já em Campina Grande são três.

Em Cajazeiras, as inscrições vão até o dia 30 de novembro. Na Capital paraibana e em Sousa, os interessados podem se inscrever até o dia 7 de dezembro. Em João Pessoa, o Curso é de Técnico em Eventos, em Sousa é o Curso Técnico em Agroindústria, e em Cajazeiras é de Desenho de Construção Civil. Em cada um deles, o aluno faz o Ensino Médio aliado à formação técnica.

É preciso ter concluído ou estar cursando o 9º ano (antiga 8ª série) ou equivalente e ter idade mínima de 18 anos, completados até o dia da matrícula. Os editais podem ser acessados no link da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec): http://site.ifpb.edu.br/compec/edital.php

Em Sousa, a inscrição é realizada de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h30 às 10h30 e de 13h30 às 16h30, na Seção de Registros Escolares do Campus Sousa no Distrito de São Gonçalo. Contatos podem ser feitos através dos telefones 3522-2727, 3556-1029, 3556-1225 ou 3522-2728.

Em João Pessoa, as vagas são destinadas aos alunos da Rede Municipal que tenham concluído o Ensino Fundamental através do Proeja. As inscrições são realizadas de segunda a sexta-feira, junto à Secretaria de Educação e Cultura do Município, no Centro Administrativo de Água Fria, em horário comercial. Os telefones são 3218-9275 ou 9274 ou 9272.

Em Cajazeiras, 50% das vagas são destinadas para os concluintes de EJA da Rede Municipal e 50% para candidatos da comunidade em geral. As inscrições para as vagas destinadas à Rede Municipal serão de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 11h30min e de 13h30min às 17h30min, na Secretaria de Educação do município. Os demais candidatos se inscrevem no Campus Cajazeiras, no Jardim Oásis, nos mesmos dias e horários. O telefone é 3531-4560.

Em Campina Grande, a inscrição para o processo seletivo será realizada no período de 30 de novembro a 10 de dezembro do corrente ano, por meio de preenchimento de formulário de inscrição pelo candidato ou por seu representante legal junto às Secretarias de Educação e Culturados Municípios de Olivedos, Pocinhos e Puxinanã.

Em Sousa, a avaliação será feita através de um questionário / entrevista no dia 11 de dezembro das 8h às 11h, e análise do histórico escolar. A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 31 de dezembro. A matrícula está marcada para 2 a 4 de fevereiro.

Na Capital paraibana, a seleção é pela análise do histórico escolar, entrevista e uma redação, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, pela manhã e tarde. O resultado deve ser divulgado até o dia 23 de dezembro e as matrículas são nos dias 5 e 6 de janeiro.

Em Cajazeiras, a seleção será feita através de entrevista e produção textual, no dia 2 de dezembro para os formados no Proeja e dia 3 para a comunidade. O resultado deve sair até o dia 20 de dezembro e as matrículas devem ocorrer de 3 a 7 de janeiro.

No ato da matrícula, o classificado deverá apresentar requerimento de matrícula; duas fotos 3x4 iguais e recentes; original e cópia do Certificado do Ensino Fundamental e Histórico Escolar; original e cópia, ou cópia autenticada, da Certidão de Nascimento ou casamento; de RG, CPF, documento de quitação com o Serviço Militar (para pessoas do sexo masculino), Título de Eleitor com comprovante da última eleição para maiores de 18 anos; e comprovante de residência (fatura de água, energia ou telefone).

 

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB