Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Confira a trajetória de sucesso do ex-aluno Flávio Ribeiro
25/11/2011 às 09h22

Confira a trajetória de sucesso do ex-aluno Flávio Ribeiro

Pioneiro no curso de Engenharia Elétrica, ele hoje trabalha na Globo.com

Confira a trajetória de sucesso do ex-aluno Flávio Ribeiro

Flávio Ribeiro é ex aluno do IFPB

Ingressar no mercado de trabalho hoje em dia não é uma tarefa fácil. Conquistar uma vaga numa empresa de renome é o sonho de muitos, porém poucos conseguem realizar. Flávio Ribeiro, egresso do curso de engenharia elétrica do IFPB, é um exemplo de persistência, determinação e dedicação.

Com apenas 23 anos, o campinense Flávio Ribeiro já reúne em seu currículo a passagem por duas empresas na área de tecnologia. Contudo, sua maior conquista veio há pouco mais de 03 meses quando foi indicado para o cargo de engenheiro de software na Globo.com. Ele já tinha uma experiência em projetos da Google.

Natural de uma cidade que é considerada referência na área de tecnologia no nordeste, o envolvimento de Flávio com o setor começou ainda na época do colégio, quando já percebeu sua afinidade com programação e tecnologias. Sempre disposto a aprender, Flávio deixou a casa dos seus pais, em 2006, e foi morar em João Pessoa para cursar Sistemas em Telecomunicações no IFPB. Mas foi na área de Engenharia Elétrica que ele se inspirou e, assim, ingressou na turma pioneira no ano de 2007.

Na academia, Flávio se engajou em projetos como o Núcleo de Comunicação Digital, Ramo IEEE, foi bolsista do Laboratório de Bioinformática da UFPB e trabalhou no Laboratório de Aplicações em Vídeo Digital, também na UFPB. Foi contratado por uma empresa prestadora de serviços tecnológicos, voltado para transações eletrônicas, a ServiceNet e depois trabalhou na Avaty Tecnologia, que atua na área de software para dispositivos móveis e sistemas embarcado. Nesta última, Flávio explica que começou como estagiário e logo depois foi contratado como engenheiro de software. “Nessa empresa, pude adquirir conhecimentos técnicos mais avançados que me deram suporte para a mudança pra Globo.com”, afirmou.

Ao se concluir o curso de Engenharia Elétrica no IFPB, em 2011, Flávio já possuía uma larga experiência no currículo, e assim, o jovem profissional foi indicado para concorrer a uma vaga na Globo.com, conquistando-a em seguida.

flavionagloboAliar a experiência prática aos conceitos teóricos aprendidos no curso foi a saída encontrada pelo engenheiro para vencer as barreiras que o separavam do mercado de trabalho. “Várias disciplinas do curso foram bastante úteis e o conhecimento absorvido nelas está sendo aplicado no meu trabalho. O envolvimento com professores, coordenadores e projetos extraclasse foi de extrema importância”, afirmou Flávio. “Sinto uma evolução muito grande no curso de Engenharia Elétrica do IFPB, e vejo que nós Paraibanos temos um potencial muito forte, podemos ir muito longe”, destaca.

Desbravar a cidade maravilhosa não foi uma tarefa fácil, mas como ele já morava sozinho em João Pessoa, o processo de adaptação foi mais tranquilo, além disso, a motivação com o novo emprego ajudou. “Estou bastante realizado por ter conseguido um emprego estável e extremamente divertido. A Globo.com dá um suporte extraordinário para novos funcionários e isso me impressionou bastante”, conta Flávio. Satisfeito, ele afirma que o horário de trabalho é flexível e as pessoas são acessíveis. “Sem contar com o videogame e os puffes que usamos nas horas vagas”, afirma.

Flávio faz parte do time de Engenheiros de Softwares do setor de Webmedia. “Aqui somos responsáveis pela transmissão ao vivo e sob demanda de vídeos no portal Globo.com.”, explicou.  Ele trabalhou também no projeto PremiereFC que disponibiliza todos os jogos de futebol do Campeonato Brasileiro em um site e iniciou os trabalhos para o Big Brother Brasil (BBB). “Somos também responsáveis por toda a camada de software para transmissões como o Rock in Rio e eventos de UFC, como o UFC Rio”, disse.

Nos dias 09 e 10 de dezembro, Flávio estará no IFPB proferindo uma palestra no Encontro de Comunicação Digital. Saiba mais sobre o evento.

Conheça mais sobre o curso de engenharia elétrica e os demais cursos do IFPB, acessando a página www.ifpb.edu.br.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB