Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias DCE fará eleição no dia 21 em todos os campi
05/02/2013 às 18h03

DCE fará eleição no dia 21 em todos os campi

A entidade estudantil agora tem representação estadual. Chapa única foi lançada nessa terça-feira

DCE fará eleição no dia 21 em todos os campi

Chapa com integrantes do Campus da Capital

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba agora tem uma nova configuração. A entidade que começou nos idos do Cefet-PB apenas em João Pessoa passará em 2013 a representar os estudantes do Ensino Superior de todos os campi do IFPB. A decisão de estadualizar a entidade veio no congresso estudantil realizado em dezembro de 2012.

A primeira eleição com o DCE IFPB nesses moldes já será realizada em 21 de fevereiro. Apenas uma chapa se inscreveu: “Vamos à Luta”. São 56 alunos distribuídos em 10 comissões. Cada comissão lida com uma temática diferente, entre finanças, cultura, esporte, ensino, pesquisa, extensão. Na chapa, há estudantes do IFPB dos 10 campi.

O lançamento oficial da “Vamos à luta” foi com um café da manhã nessa terça-feira, no Campus João Pessoa. A coordenadoria geral da chapa é formada por Jeremias Jerônimo, Djhonnathan Formiga, José Igo Laureano. De acordo com Jeremias, o desafio maior é promover de fato a integração de todos os campi, unificando a plataforma de luta.

Durante essa semana, a chapa vai realizar debates nos campi. O horário pode ser conferido no perfil do DCE IFPB no Facebook, onde estão disponíveis o regulamento e outros documentos que regem o pleito. Confira aqui as propostas da Chapa, com os nomes de cada participante e as respectivas comissões.

Entre as propostas dos alunos dos cursos superiores, está a criação e a oficialização dos Centros Acadêmicos. “O espaço físico para o DCE em cada campus é um dos desafios para que a entidade se fortaleça também”, frisou o aluno Jerônimo, que cursa Gestão Ambiental no Campus JP.

A eleição deve ocorrer das 8h às 21h. “Depois dos debates, os representantes farão a divulgação da chapa nos seus respectivos campi porque queremos ter um bom engajamento na primeira eleição estadualizada”, destacou Jeremias Jerônimo. Uma comissão eleitoral geral foi formada durante o congresso e em cada campus uma comissão local vai ficar a frente do pleito.

jeremias jeronimo chapa cafe  cafe dce

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Fotos: cedidas pela chapa