Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Debate sobre o Pronatec será realizado na quarta-feira
30/09/2011 às 14h37

Debate sobre o Pronatec será realizado na quarta-feira

Dirigentes e sindicalistas vão abordar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Esse primeiro encontro é no Auditório José Marques, às 14h, no Campus João Pessoa

Debate sobre o Pronatec será realizado na quarta-feira

Programa aguarda votação do Senado

O primeiro debate no IFPB sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) será nessa quarta-feira, 5 de outubro, às 14h, no Auditório José Marques, no Campus João Pessoa. Esse encontro vai debater o programa idealizado pelo Governo Federal, conforme reivindicações desencadeadas através do movimento grevista organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB). Outros debates devem acontecer nos demais campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

A mesa de debates terá a presença do pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, do diretor-geral do Campus João Pessoa, Joabson Nogueira, do coordenador executivo do Sintef-PB, Arilde Alves, e Adolfo Wager, também do Sindicato. Todos os segmentos do IFPB, estudantes, técnico-administrativos e professores, estão convidados, bem como a comunidade paraibana que pode ser beneficiada pela implantação do Pronatec. Transmissão on-line em vídeo vai estar disponível pelo site www.tvifpb.com e no twitter @IFPB_

O Pronatec ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional, mas o projeto de lei enviado pela Presidência da República pode ser colocado em votação no Senado, na próxima semana. Mesmo antes da aprovação, os gestores do IFPB já se reuniram com equipes da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba para discutir a implantação do programa.

O pró-reitor de Ensino do IFPB explica que a nova etapa de expansão, que leva a instituição para mais seis municípios da Paraíba também é uma das ações do Pronatec. Mas, a principal motivação do debate local, que vai iniciar no dia 5 de outubro, são os cursos que o IFPB vai ofertar para as escolas estaduais através do Programa. Em todo o país, o Pronatec tem a meta de capacitar 8,5 milhões de pessoas, entre adolescentes que estão no ensino médio até trabalhadores à margem do mercado ou no subemprego.

Na Paraíba, a estimativa é que mais de 1000 escolas possam contar com esses cursos. O IFPB pode ofertar cursos de qualificação profissional, no turno oposto ao que os estudantes do Ensino Médio assistem aulas, com carga horária entre 160 e 800 horas. Há ainda a possibilidade dos alunos fazerem um curso técnico no IFPB, enquanto continuam a cursar o ensino médio em suas escolas, é o chamado curso técnico concomitante ao ensino médio, que pode ter três anos de duração, em média.

Segundo o professor Paulo de Tarso, além do apoio dos campi do IFPB, será possível contar com unidades móveis que o IFPB deve adquirir nos próximos meses, com a finalidade de levar os seus cursos até outras cidades. “Os alunos devem receber auxílio-transporte e auxílio-alimentação. Eles terão todos os direitos que os alunos do IFPB têm”, frisou o docente, lembrando que o IFPB já trabalha em parceria com municípios em cursos técnicos de qualificação para o público de jovens e adultos, como o Proeja FIC.

Ainda conforme o gestor da PRE, os professores da instituição que tenham interesse em participar do Pronatec receberão uma bolsa do Governo Federal. Técnico-administrativos também podem ministrar cursos dentro de sua área. A atuação no Pronatec será em um horário diferente do expediente dos servidores. Para saber mais sobre o Pronatec: http://pronatecportal.mec.gov.br/

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB