Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Delegação do IFPB visita Universidade de Oklahoma (OSU)
12/12/2013 às 09h43

Delegação do IFPB visita Universidade de Oklahoma (OSU)

Instituições se comprometem com a realização de intercâmbios e cooperação internacional

Do dia 2 a 5 de dezembro de 2013 representantes do IFPB, o Reitor (João Batista Oliveira), Pró-Reitor de Ensino (Paulo de Tarso Henriques), Assessora Internacional (Verônica Edmundson), Diretores dos Campi de João Pessoa (Joabson Nogueira), Cajazeiras ( Valnyr Lira), Sousa (Francisco Cicupira) e Picuí (Verônica Arnaud),e professores pesquisadores Alexandre D'Andrea e Francisco Fechine (Campus João Pessoa) e Paulo Wanderley ( Campus Sousa) estiveram em Missão de Cooperação Técnica na Universidade do Estado de Oklahoma (OSU) com o objetivo de buscar possibilidades de intercâmbio e cooperação internacional para ambas as instituições no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

A delegação brasileira foi recebida na Universidade do Estado de Oklahoma pelos representantes máximos daquela instituição e convidada para um almoço no qual todos tiveram oportunidade para encontrar com representantes de cada College, ocasião em que os Reitores de ambas as instituições fizeram seus pronunciamentos de boas vindas e agradecimento pela presença da delegação do IFPB na OSU contando com a presença de: Dr. & Mrs. Charles Abramson, Departamento de Psicologia Animal; Ann Hargis, Esposa do Presidente da OSU, representando o Presidente da OSU; Dr. Mike Woods, Decano da Escola de Agricultura; Gary Clark, Vice Presidente Sênior; Dr. Joel Jenswold, Diretor, Formação de Pós-graduação, Escola de Estudos Internacionais; Dr. Bret Danilowicz, Decano do College of Ciências e Artes; Dr. Phil Mulder, Diretor do Departamento de Entomologia; Dr. Paul Tikalsky, Decano de Engenharia; Dr. Keith Teague, Engenharia Elétrica; Dr. Pam Fry, Vice Presidente Sênior; Kay Keys, Diretora, Instituto de Língua Inglesa; Katie Sewell; Jim Shideler- Coordenador de Contatos Globais; Shida Henneberry – Diretora do Mestrado do Programa Internacional de Agricultura e Dr. David Henneberry – Vice Presidente Associado para Intercâmbio e Estudos Internacionais.

Durante a semana várias reuniões foram realizadas, com representantes de ambas as instituições da parte administrativa: vice-presidente, decanos, diretores dos “colleges”, os professores pesquisadores tiveram oportunidade de realizar reuniões internas com os pesquisadores da área de interesse.

Ficou definido três (03) grandes áreas inicialmente para  cooperação internacional: Agricultura (Meio ambiente e Ciências Agrárias), Engenharia e Educação. Dentre estas áreas há possibilidade de cooperação com Ciência de Solo e de gases de Efeito Estufa, com o departamento de Etimologia, além da área de robótica.

Ficou acordado, também:

-Intercâmbio de servidores e alunos (em ambas as instituições), ida de servidores do IFPB para Pós-graduação e de alunos para a graduação. através do Ciência sem Fronteiras;

-Ida de alunos de grupo de pesquisa para TCC, estágio na OSU e de professores envolvidos em grupo de pesquisa nas áreas de Ciências do Solo, Robótica, Etimologia, a princípio, estando aberto outras possibilidades para demais pesquisadores do IFPB, que tenham grupos de pesquisa;

-Participação de alunos de engenharia no campeonato de robótica da OSU com o México;

-Inserção dos professores do IFPB nos grupos de pesquisa da OSU.

Serão realizadas reuniões via Skype para acertar as ações especificas. Para participar da cooperação internacional da OSU é necessário, dentre outros requisitos, ser proficiente no idioma inglês, da mesma forma, o IFPB vai envidar esforços para preparar alunos e servidores para participar desta cooperação, em como participar do Programa Ciência sem Fronteias. Ao mesmo tempo foi cobrado da OSU o mesmo em relação a aprendizagem de Português.

Está prevista uma Missão dos representantes e pesquisadores da OSU ao IFPB em Abril – Maio de 2014 com o objetivo de estreitar as ações de cooperação internacional.

IFPB visita Universidade de Oklahoma IFPB visita Universidade de Oklahoma
IFPB visita Universidade de Oklahoma  IFPB visita Universidade de Oklahoma