Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Deputado Hugo Mota confirma emenda parlamentar de 500 mil reais para o Campus Patos
25/05/2012 às 17h20

A divulgação aconteceu durante audiência pública, realizada nesta quinta-feira (25)

Na noite desta quinta-feira (24), o IFPB/Campus Patos reuniu servidores, alunos e sociedade civil em uma audiência pública, realizada na Associação Comercial de Patos. O objetivo do encontro foi comunicar aprovação de uma emenda parlamentar de autoria do Deputado Federal Hugo Mota que destina 500 mil reais no orçamento de 2012 para o Campus. Além disso, houve a apresentação do Curso Superior Tecnólogo em Segurança no Trabalho.

A audiência foi aberta pelo Diretor Geral do Campus Patos, Fernando Gurjão de Oliveira que falou das dificuldades que o campus enfrentou e ainda enfrenta e da boa nova que o Deputado trazia para dar aos discentes, docentes e técnicos administrativos.

Em seguida, a palavra foi passada para o Coordenador do Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho, Lavoisier Morais de Medeiros para conduzir a apresentação "O IFPB que queremos".

Ele relembrou das dificuldades enfrentadas desde a implantação do campus, o progresso quantitativo de aluno. Professor Lavoisier falou da limitação física atualmente enfrentada, os empregos diretos que a construção do novo campus está proporcionando para a cidade, a previsão de ofertas de novos cursos (Eletrotécnica, Construção de Edifício, Licenciatura em Química e Sistemas para Internet) e novos programas especiais (EAD, Mulheres Mil, PRONATEC, Mulheres na Construção e PROEJA). Ele comentou também que estão previstas mais de 1200 vagas até 2012, lembrando que o Campus começou em 209 com apenas 93 alunos.

Campus PatosEm seguida, iniciaram-se as pautas da audiência pública, começando pela proposta em solucionar a limitação física enfrentada atualmente à fim de podermos atender as novas demandas que estão previstas. O Coordenador Lavoisier solicitou o apoio do deputado na incorporação do prédio da escola agrícola ao IFPB - Campus Patos. Em seguida fez uma breve explanação do profissional Tecnólogo em Segurança no Trabalho e falou da necessidade da regulamentação da profissão para evitar a perca de mercado através do Projeto de Lei 2245/2007 que se encontra atualmente em caráter terminativo. E com isso, solicitou o apoio do deputado para acelerar a conclusão deste projeto de lei.

Após as solicitações serem realizadas a palavra foi passada para o Deputado Federal Hugo Motta que começou a sua fala informando que havia destinado R$ 500.000 no orçamento de 2012 como emenda parlamentar para o IFPB - Campus Patos. Falou do empenho do governo municipal que cedeu o terreno do campus e reformou a escola técnica para que o IFPB fosse implantado na cidade de Patos e da importância da cooperação entre o MEC, IFPB, Prefeitura e do legislativo no investimento para um ensino de qualidade.

Quanto a incorporação do prédio da escola agrícola, o deputado falou que o governo municipal já tinha planos futuros para o prédio e que era necessário ponderar o investimento no ensino municipal com o ensino do IFPB. Mas, prometeu que iria levar o pleito para o prefeito a fim de discutir uma solução viável que não comprometa o ensino municipal e nem o IFPB.

Quanto o PL 2245/2007, o deputado manifestou apoio ao reconhecimento da profissão de Tecnólogo em Segurança no Trabalho e reforçou que entrará em contato com a deputada que está responsável pelo Projeto.

Após a fala do deputado, a palavra foi passada para o representante dos alunos, José Gonçalves da Silva Filho que frisou que o desafio do ensino no Campus Patos era partilhado por todos os docentes. Falou também da urgente necessidade da regulamentação da profissão e propôs a formação de uma comissão formada por alunos representantes de todos os cursos de Tecnólogo em Segurança no Trabalho do Brasil para uma audiência pública em Brasília.

Ao final da palavra do representante dos alunos, o Diretor Geral agradeceu a presença de todos e encerrou o evento.

* Juliana Gouveia- Jornalista com a colaboração de Hamon Henriques