Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Dia da Astronomia vai ser comemorado nesse fim de semana
Ações do documento
30/11/2011 às 15h58

Dia da Astronomia vai ser comemorado nesse fim de semana

— registrado em:

Professor do IFPB vai abordar trabalho do Nepa na Estação Ciência

Dia da Astronomia vai ser comemorado nesse fim de semana

ENA já foi realizado no IFPB

O Dia da Astronomia será comemorado na Capital paraibana no dia 4 de dezembro, reunindo todos os interessados em observação do universo a partir das 16h na Estação Ciência Cultura e Artes Cabo Branco. A comemoração faz alusão ao dia 2 de dezembro, que marca o Dia da Astronomia no Brasil, conforme decisão da Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB), fundada em 1947. Essa data foi escolhida porque é o dia do nascimento do imperador D. Pedro II, considerado o Patrono da Astronomia Brasileira já que foi um dos pioneiros na atividade astronômica no país.

No domingo, 4 de dezembro, quem for à Estação Ciência vai poder assistir apresentações do Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do IFPB, professor Francisco de Assis Nobre, e do presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), o professor da Escola Olivina Olívia, Tomaz Passamani, que vai abordar o trabalho da entidade voltada aos aficionados em astronomia no Estado.

A programação organizada pelo Diretor Técnico-Científico da APA e Coordenador do Laboratório de Astronomia da Estação Ciência, Marcos Jerônimo, inclui ainda observações da Lua na fase crescente, no Terraço Panorâmico da Torre. O público presente vai poder visualizar também planetas com os telescópios da Estação Ciência e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Segundo o professor Chico Nobre, a ação deve estimular o interesse de muitas pessoas que ainda não têm conhecimento sobre a Astronomia. Nessa semana, o Nepa participa também das atividades do IFPB na Mostra de Científica realizada no Espaço Cultural. O IFPB é convidado do evento que reúne 22 escolas públicas do Estado. O Nepa vai apresentar um trabalho com modelagens na Astronomia e também sobre as Estações do Ano.

O professor Chico Nobre ressalta também o esforço para popularizar o estudo e interesse pela Astronomia nos campi do IFPB no interior do Estado. Nos dias 7 e 8 de dezembro, ele estará em Cajazeiras para impulsionar as ações de um setor voltado para a Astronomia no sertão. O Campus Cajazeiras foi um dos beneficiados com um telescópio, através da seleção do IFPB em um edital do Ministério da Ciência e Tecnologia, juntamente com os campi de João Pessoa, Campina Grande e Sousa.

Em Picuí, o Nepa esteve presente durante a Feira de Ciências e o professor acredita que o Campus do Curimataú foi despertado para o interesse com a Astronomia. O Núcleo também está planejando uma mesa-redonda para a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus da Capital paraibana, que começa em 12 de dezembro. Além das habituais observações do céu no pátio do IFPB na Capital, o Nepa também quer multiplicar a publicação de trabalhos acadêmicos. “Nossa intenção é produzir o máximo de trabalhos para o ENA, em Fortaleza, em 2012”, frisou Chico Nobre. O IFPB já sediou o Encontro Nacional de Astronomia em anos anteriores.

 

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB