Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Dia da Astronomia vai ser comemorado nesse fim de semana
30/11/2011 às 15h58

Dia da Astronomia vai ser comemorado nesse fim de semana

Professor do IFPB vai abordar trabalho do Nepa na Estação Ciência

Dia da Astronomia vai ser comemorado nesse fim de semana

ENA já foi realizado no IFPB

O Dia da Astronomia será comemorado na Capital paraibana no dia 4 de dezembro, reunindo todos os interessados em observação do universo a partir das 16h na Estação Ciência Cultura e Artes Cabo Branco. A comemoração faz alusão ao dia 2 de dezembro, que marca o Dia da Astronomia no Brasil, conforme decisão da Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB), fundada em 1947. Essa data foi escolhida porque é o dia do nascimento do imperador D. Pedro II, considerado o Patrono da Astronomia Brasileira já que foi um dos pioneiros na atividade astronômica no país.

No domingo, 4 de dezembro, quem for à Estação Ciência vai poder assistir apresentações do Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do IFPB, professor Francisco de Assis Nobre, e do presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), o professor da Escola Olivina Olívia, Tomaz Passamani, que vai abordar o trabalho da entidade voltada aos aficionados em astronomia no Estado.

A programação organizada pelo Diretor Técnico-Científico da APA e Coordenador do Laboratório de Astronomia da Estação Ciência, Marcos Jerônimo, inclui ainda observações da Lua na fase crescente, no Terraço Panorâmico da Torre. O público presente vai poder visualizar também planetas com os telescópios da Estação Ciência e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Segundo o professor Chico Nobre, a ação deve estimular o interesse de muitas pessoas que ainda não têm conhecimento sobre a Astronomia. Nessa semana, o Nepa participa também das atividades do IFPB na Mostra de Científica realizada no Espaço Cultural. O IFPB é convidado do evento que reúne 22 escolas públicas do Estado. O Nepa vai apresentar um trabalho com modelagens na Astronomia e também sobre as Estações do Ano.

O professor Chico Nobre ressalta também o esforço para popularizar o estudo e interesse pela Astronomia nos campi do IFPB no interior do Estado. Nos dias 7 e 8 de dezembro, ele estará em Cajazeiras para impulsionar as ações de um setor voltado para a Astronomia no sertão. O Campus Cajazeiras foi um dos beneficiados com um telescópio, através da seleção do IFPB em um edital do Ministério da Ciência e Tecnologia, juntamente com os campi de João Pessoa, Campina Grande e Sousa.

Em Picuí, o Nepa esteve presente durante a Feira de Ciências e o professor acredita que o Campus do Curimataú foi despertado para o interesse com a Astronomia. O Núcleo também está planejando uma mesa-redonda para a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus da Capital paraibana, que começa em 12 de dezembro. Além das habituais observações do céu no pátio do IFPB na Capital, o Nepa também quer multiplicar a publicação de trabalhos acadêmicos. “Nossa intenção é produzir o máximo de trabalhos para o ENA, em Fortaleza, em 2012”, frisou Chico Nobre. O IFPB já sediou o Encontro Nacional de Astronomia em anos anteriores.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB