Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Diretores de Ensino do IFPB estão reunidos no Campus João Pessoa
26/01/2012 às 10h52

Diretores de Ensino do IFPB estão reunidos no Campus João Pessoa

Os gestores estão avaliando temas como remoção, projetos pedagógicos e regulamentos didáticos.

Os diretores de ensino dos 10 campi do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) estão reunidos em João Pessoa, desde a última terça-feira, dia 24.

O grupo foi convocado pela Pró-reitoria de Ensino para enxugar a pauta de 2011 e abrir a temporada de novidades da área para o ano letivo de 2012. Temas palpitantes como remoção de docentes, projetos pedagógicos e regulamentos didáticos.

“Temos alguns assuntos em que os diretores de ensino ainda não interagiram coletivamente, cabendo uma discussão mais aprofundada”, afirmou o professor e pró-reitor Paulo de Tarso, ressaltando os projetos pedagógicos dos cursos técnicos e superiores.

Durante o evento, também, estão sendo apresentados projetos do governo federal a exemplo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) lançado no ano passado pela presidente Dilma Rousseff.

Os campi João Pessoa e Sousa saem na frente com a oferta, neste primeiro semestre, de cursos voltados para a formação escolar e profissional dos jovens da rede pública estadual, soldado cidadão, dentre outras demandas beneficiadas pelos programas do Ministério do Desenvolvimento Social.

O diretor de educação profissional Walmeran Trindade lembrou as ofertas do Pronatec no IFPB, apontando a possibilidade de novas ofertas em que beneficiários dos programas federais de transferência de renda possam ser capacitados em cursos concomitantes nos campi Campina Grande, Monteiro e Picuí.

Hoje, a reunião prossegue no auditório José Marques, no Campus João Pessoa, em um encontro mais ampliado com a participação de coordenadores de cursos e da área pedagógica quando será debatido o perfil de formação do ensino técnico integrado.

O diretor de educação profissional do IFPB, professor Walmeran Trindade, apresenta proposta de ajuste e reformulação dos projetos pedagógicos em vigor desde 2006. O tema deve receber colaboração para aquecer os debates da diretora de articulação pedagógica e assuntos estudantis, pedagoga Maria José Aires Freire, dentre outros interessados em aprofundar o debate.

O encontro liderado pelo pró-reitor Paulo de Tarso prossegue até amanhã, sexta-feira (27), colocando em avaliação outros pontos emergenciais como avaliação das providências para finalização do ano letivo de 2011; discussão das providências a tomar para iniciar o ano letivo de 2012 (calendário acadêmico, matrículas e outras); nomeações, concursos, remoções para docentes e técnico-administrativos; discutir o edital do PSECS 2012-1; discutir a oferta de cursos a distância (Licenciatura em Letras e Curso Técnico em Segurança no Trabalho) - editais a serem lançados em breve; avaliação do PSCT 2012; avaliação do SiSu 2012-1; reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores em 2012; ENADE em 2012; dentre outros assuntos.

* Texto: Filipe Donner – Jornalista

*Fotos: Petrônio Lins - Técnico em Audiovisual do IFPB