Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Diretores Gerais serão empossados nesta sexta-feira
Ações do documento
17/12/2010 às 07h23

Diretores Gerais serão empossados nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (16), o reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Batista de Oliveira Silva, vai empossar os três diretores gerais eleitos nos campi de João Pessoa, Cajazeiras e Sousa.

Nesta sexta-feira (16), o reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Batista de Oliveira Silva, vai empossar os três diretores gerais eleitos nos campi de João Pessoa, Cajazeiras e Sousa. A solenidade vai acontecer no campus da Capital, às 17h, no Auditório José Marques.
Os diretores gerais eleitos são os professores Joabson Nogueira (João Pessoa), Francisco Cicupira (Sousa) e Valnyr Vasconcelos (Cajazeiras). Os três foram eleitos pela comunidade acadêmica no último pleito, realizado em 26 de maio, para exercerem mandatos de quatro anos (2010-2014) nos seus respectivos campi. As equipes gestoras de cada campus será anunciada em eventos que serão realizados durante o mês de agosto.
Conheça os diretores gerais eleitos em João Pessoa, Cajazeiras e Sousa:
João Pessoa


O professor Joabson Nogueira de Carvalho obteve sua vitória nas urnas com 61,58% dos votos válidos, garantindo mais um mandato no Campus João Pessoa.
 “O meu desafio é continuar com o trabalho de garantir a qualidade dos nossos cursos, tanto do ensino técnico, como do ensino superior, que são reconhecidos nacionalmente em avaliadores do ensino, como o Enem e o Enade”, destacou Joabson.
Ele é graduado em Engenharia Elétrica (UFPB), mestre (UFPB) e doutor também em Engenharia Elétrica (UFRN). Como pesquisador, possui vários artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais, alem de ter atuado como orientador de varias pesquisas.
Iniciou sua vida profissional no ano de 1984, como técnico em telecomunicações na UFPB (atual UFCG), foi professor da Escola Técnica Redentorista em Campina Grande e consultor de vários projetos na área de radiodifusão. Ingressou na ETFPB em 1993, como professor da área de eletrônica.
Já atuou no IFPB como coordenador do Curso de Telecomunicações; coordenador do Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado (GTEMA); gerente do Ensino Superior; e membro da Comissão de Criação do CST em Sistemas de Telecomunicações e Engenharia Elétrica. Atualmente é membro do Conselho Superior do IFPB (atual) e diretor geral pro tempore do Campus João Pessoa.
Dentre outras atividades, atua como colaborador de diversos programas e projetos do MEC, nas secretarias do Ensino Técnico e Tecnológico (SETEC), do Ensino Superior (SESU) e CAPES, além de pertencer ao Banco de Avaliadores do INEP (BASIS) para autorização e reconhecimento de cursos e avaliação institucional.
Sousa


Para conduzir novamente o Campus Sousa, o professor Francisco Cicupira de Andrade Filho foi o vitorioso no pleito, conseguindo a marca expressiva de 76,49% dos votos válidos.
“É uma tarefa nobre estar à frente da diretoria de uma instituição de tamanha importância. Meu objetivo é continuar a garantir uma educação profissional de qualidade no campus de Sousa. Uma novidade importante é que a partir de agosto começam as aulas da primeira turma do curso de Medicina Veterinária, que foi muito solicitado pela comunidade. A sua criação gerou uma expectativa muito positiva nos meios educacionais de Sousa", disse Cicupira.
Chiquinho, como é conhecido entre seus amigos, se graduou em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba e é licenciado em Técnicas Agropecuárias para Formação de Professores da Parte Especial do Currículo do Ensino Médio pela Universidade Federal de Lavras-MG.
É especialista em Administração pela UFPB, mestre em Manejo e Conservação de Solos pela mesma universidade e, atualmente, doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Iniciou sua carreira de docente no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em 1987. Como administrador foi Coordenador de Unidade Educativa, Chefe da Seção de Integração Escola Comunidade, Diretor de Departamento, Membro Representante do Ministério da Educação no Conselho Diretor e Diretor Geral (Escola Agrotécnica e do Campus Sousa).
Cajazeiras


O professor Valnyr Vasconcelos Lira exercerá seu primeiro mandato de diretor geral, após obter a maioria da preferência nas urnas com 71,24% dos votos válidos.
“O momento é de comemoração, após tanta expectativa. Vou trabalhar em cima da minha meta de incentivar o envolvimento de alunos e servidores com a pesquisa e projetos de extensão, além de trabalhar em prol da expansão do Campus Cajazeiras, com a criação de dois novos cursos superiores, sendo um de licenciatura em Matemática e outro na área de Construção Civil”, declarou o novo diretor geral eleito em Cajazeiras.
Valnyr concluiu a graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba em 1999 e o mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande em 2001.
Desde março de 2004, é servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus de Cajazeiras. Na área de ensino, lecionou as disciplinas de Projetos Elétricos, Eletrônica e Comandos Elétricos nos Cursos Técnicos Subsequentes em Eletromecânica e em Edificações, e a disciplina de Teoria de Controle no CST em Automação Industrial.
No campo administrativo, foi Coordenador de Laboratórios, Coordenador dos Cursos da Área de Indústria (Eletromecânica e Automação Industrial) e desde outubro de 2007, após eleito pelo segmento de ensino do Campus Cajazeiras, assumiu a Direção de Ensino.
 
Daniel Chaves – Assessoria de Imprensa do IFPB