Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Dirigentes do IFPB se reúnem com Capitania dos Portos
Ações do documento
01/03/2011 às 14h25

Dirigentes do IFPB se reúnem com Capitania dos Portos

— registrado em:

A parceria para o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima foi alvo das conversações

Dirigentes do IFPB se reúnem com Capitania dos Portos

O Centro vai funcionar em Cabedelo

O reitor do IFPB, prof. João Batista de Oliveira e Silva, se reuniu com o Capitão dos Portos da Paraíba, Capitão de Fragata Paulo Santos de Oliveira, na semana passada, para tratar de assuntos relacionados ao Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM). Participaram da reunião, a Diretora de Implantação do CRPNM, Margareth Rocha, e os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Antonio Carlos Varela e Paulo de Tarso Costa. Por parte da Marinha, também participaram o Capitão de Corveta José Paixão Barros Torres, o Capitão Tenente Marcílio Almeida Marques, p Capitão de Corveta Edvaldo Luna Ramos e o 1º Sargento Manuel Vieira Sobrinho.

“A Marinha do Brasil e o IFPB são parceiros de longas datas e agora se unem em prol de um projeto grandioso, a instalação, em Cabedelo, do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, que será um local de transferência de saberes”, destacou a professora Margareth. A reitoria destaca que o Centro pretende ser um modelo na área de pesca e navegação do atlântico sul, dotado de simuladores de pesca e navegação, planetário, combate a incêndio, avarias, salvatagem e com disponibilidade para receber 82 alunos externos em suas acomodações.

Hoje, o CRPNM atua em Cabedelo com a oferta de cursos para os pescadores, seus familiares e a comunidade em geral. São sete cursos: Navegação, Tecnologia da Pesca (espinhel long line), Tecnologia do Pescado, Inclusão Digital, Artesanato Pesqueiro, Inglês Básico e Espanhol Básico. Um total de 150 alunos já foram selecionados para esse semestre. Desde o ano passado, é desenvolvido o programa “Eu e o Mar”, de desenvolvimento da mentalidade marítima, onde já se apresentaram vários oficiais da Marinha do Brasil, professores, especialistas em Meio Ambiente e outros profissionais.

O projeto do Centro pretende transformar Cabedelo em um futuro pólo modelo, envolvendo portos, pesca e navegação. Segundo Margareth, o IFPB em parceria com a Marinha do Brasil, Porto de Cabedelo e outros órgãos pode oferecer não apenas à população local, mas adjacentes, como Lucena, Forte Velho, Costinha, novas oportunidades de aprendizado aos pescadores, seus familiares e a população de uma forma geral, que durante anos não vislumbravam qualquer desenvolvimento nessa área.

 

Ascom do IFPB