Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Divulgado resultado da pré-seleção para o Programa Ciência sem Fronteiras
07/02/2012 às 14h50

Divulgado resultado da pré-seleção para o Programa Ciência sem Fronteiras

Foram pré-selecionados 5 candidatos, dois de João Pessoa, dois de Cajazeiras e um de Monteiro.

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e a Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER) divulgaram o resultado do processo de pré-seleção dos alunos candidatos às bolsas no Programa Ciência sem Fronteiras, para graduação tecnológica sanduíche no Canadá. Foram pré-selecionados cinco alunos, sendo dois de João Pessoa, dois de Cajazeiras e um de Monteiro. Veja o resultado neste link. Os recursos poderão ser interpostos no dia 8 e o resultado final será divulgado no dia 9.

Quem foi pré-selecionado precisa preencher a ficha de inscrição no site do programa, http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf. Ao preencher a ficha, o candidato deverá enviar, de forma on-line e em formato PDF, o histórico escolar do curso com coeficiente acadêmico e o comprovante do teste de proficiência em língua estrangeira (língua Inglesa ou Francesa), realizado até o dia 19 de fevereiro de 2012. O arquivo deve ter tamanho inferior a 5Mb.

As inscrições dos candidatos pré-selecionados serão homologadas no sistema do Programa Ciência sem Fronteiras, pelo coordenador do programa que foi designado pela PRE. Para que a inscrição seja efetivada um dos requisitos é que candidato tenha o Currículo Lattes atualizado na página do CNPq.

As certificações aceitas pela Associação dos Colleges Comunitários Canadenses para língua inglesa são o TOEFL IBT, com pontuação mínima de 70 (equivalência de 523 no TOEFL Paper) ou IELTS, cuja pontuação mínima é 6.0. Para língua francesa os exames aceitos são DELF (diplôme d’études en langue française) e DALF (diplôme approfondi de langue française), cujo nível a ser obtido deve ser B2. Segundo a coordenadora da Arinter, professora Verônica Edmundson, haverá uma turma de TOEFL em Fortaleza no IFCE, Campus Fortaleza, no dia 11 de fevereiro.

Programa Ciência sem Fronteiras

O objetivo do Programa Ciência sem Fronteiras é, através do intercâmbio e da mobilidade internacional, estimular as áreas de C&T. As bolsas terão duração de seis meses, podendo chegar a 12 meses, quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. Não será permitida a prorrogação de bolsa. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

A permanência do aluno no país de destino será custeada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que arcará com os custos referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições oferecidos pelas instituições canadenses. Serão concedidos auxílios mensais para despesas pessoais (US$ 300,00) e auxílio deslocamento ou passagem aérea (Brasil/Canadá/Brasil). Caso a instituição canadense não ofereça alojamento e refeições, serão pagos os custos das taxas escolares e ainda será concedida bolsa no valor de US$ 870 mensais. Se desistir do curso, o estudante deverá ressarcir o governo brasileiro.

*Daniela Espínola - Jornalista do IFPB