Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Divulgado resultado do concurso para docente substituto e temporário
28/12/2011 às 13h44

Divulgado resultado do concurso para docente substituto e temporário

Mais de 20 novos professores estão sendo convocados para contratação em diversos campi

Divulgado resultado do concurso para docente substituto e temporário

Concursos do IFPB têm tido número elevado de candidatos

A Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) divulgou o resultado final dos processos seletivos para professor substituto e para temporário no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, alerta que os candidatos classificados já estão sendo convocados para a contratação, através do Departamento de Gestão de Pessoas. O resultado final dos dois processos seletivos foi encaminhado para o Diário Oficial da União para a homologação.

No concurso para professor substituto, foram cinco vagas, sendo duas para Controle e Processos Industriais, uma para Administração, uma para Língua Portuguesa e uma para Informática. O resultado pode ser obtido clicando aqui . Para professor temporário, o IFPB ofertou 20 vagas, mas três delas não tiveram candidatos classificados. As vagas remanescentes são em Edificações e Administração, sendo duas no campus de Princesa Isabel e uma em Patos. O resultado final para professor temporário está disponível clicando aqui . As vagas ocupadas são nas áreas de Informática, Pesca, Sociologia, Filosofia e Metodologia da Pesquisa Científica, Design Gráfico, Segurança do Trabalho, Mineração, Administração e Química.

O professor Paulo de Tarso esclarece que sobre as vagas não-preenchidas, a instituição ainda vai decidir se abre novo processo seletivo ou espera a liberação de um código de vaga para professor efetivo. “Para a vaga de Administração, podemos convocar os aprovados em outro perfil, se eles tiverem interesse de ir para o campus onde não há classificados e se a formação do candidato for condizente com o que foi solicitado no edital”, comentou o pró-reitor. O IFPB tem concurso em andamento para 112 vagas de professor efetivo, cujo resultado sai em fevereiro e a instituição pode ainda convocar mais pessoas para preencher as vagas em necessidade.

O contrato do docente substituto ou temporário tem duração de 12 meses e pode ser prorrogado por igual período. A seleção tem validade de 12 meses, a contar da homologação do resultado no DOU. A remuneração inicial é no valor de R$ 2.124,20, ajustada conforme a titulação do docente aprovado.

O regime de contratação é o mesmo para o professor temporário e o substituto. A única diferença é que o substituto está ocupando a vaga de algum docente afastado por licença prevista em lei, enquanto o temporário é uma solução para atender vagas necessárias onde não há ainda um código de vaga de professor efetivo. Assim, as vagas dos professores substitutos atenderam necessidades dos campi mais antigos do IFPB, como João Pessoa, Sousa e Cajazeiras, enquanto os temporários vão suprir as demandas nos campi mais recentes, de Campina Grande, Cabedelo, Patos, Monteiro, Princesa Isabel e Guarabira.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB