Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Docentes do IFPB participam do Fórum Nacional de Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer dos Institutos Federais
01/06/2011 às 15h41

Evento acontece na UFPE, em Recife, até a sexta-feira, e é organizado por dirigentes do Ministério dos Esportes, Setec e Conif

Evento é de organização nacional

Professores do IFPB estão participando do Fórum Nacional de Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. O evento, iniciado nessa quarta, 1º de junho, vai até a sexta-feira, reunindo os docentes da área de Esportes de todo o país para discutirem a melhoria em capacitação e infra-estrutura. Somente do Campus João Pessoa do IFPB, foram sete professores: Jorge Carvalho, Sílvio Romero, Abadallah Salomão, Eudna Maria (Baby), Ney Robson, Roberto Dimas, Ovídio Correia, além de Mauro Raso, que dá aula em Campina Grande.

A abertura oficial do evento, nessa noite de quarta-feira, é com representantes do Ministério do Esporte, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, do Conselho Nacional dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif), além da Secretaria de Esportes de Pernambuco e do IFPE. Às 19h30, se inicia a conferência sobre Política Pública de Educação Física, Esporte e lazer no Brasil: Limites e Possibilidades, com os professores Dr. Jamerson Almeida (CAA/UFPE) e Rejane Penna, da Secretaria Nacional do Desenvolvimento do Esporte, e coordenação do Prof. Ms. José Nildo Caú (IFPE).

O evento acontece nos Centros de Filosofia e Ciências Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco. As atividades já começaram na manhã dessa quarta-feira com uma reunião dos coordenadores de Esportes dos IFs. O coordenador de Esportes do Campus João Pessoa do IFPB, Jorge Carvalho, participou ao lado do professor Sílvio Romero, do início das discussões que ficaram mais centradas na organização dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs que reúnem os alunos) e nos Encontros Desportivos dos Servidores dos Institutos Federais (Edsifes).

O professor Jorge destaca que o evento é o primeiro dessa magnitude, que reúne todos os envolvidos com a área no Brasil e por isso deve resultar na formatação de uma linha mestra para atuação nos Institutos, beneficiando as aulas dos alunos regulares e projetos para a comunidade, fortalecendo tanto a capacitação profissional quanto a infra-estrutura desportiva. A meta do fórum é formular uma diretriz em educação esportiva na política pedagógica dos IFs.

Na quinta-feira, o evento inicia com a mesa sobre A relação da Educação Física e o Esporte na rede federal: limites e possibilidades de construção de uma proposta pedagógica, que ocorre das 9h às 12h, com os professores Dr. Sávio Assis (FASNE) e Esp. João Holanda (IFRN), com coordenação da profa. Ms. Daise França (IFPE). Das 14h às 18h, acontece um Painel de experiência sobre Formatos de gestão no setor de Ed. Física, esporte e lazer nos Institutos Federais, com os docentes Ricardo Reis (IF Fluminense), Izaias Costa Filho (IFPR), Avânia Maria Araújo (IFM) e Lucas Vieira (IFPE), sob coordenação de Newton Cesar Lima (IFAL).

Na sexta-feira, o professor Sílvio Farias (IFPB) é quem coordena a última mesa, que ocorre das 09h às 12h, sobre Política de formação e financiamento no setor de educação física, esporte e lazer nos Institutos Federais: da realidade às possibilidades, com os professores Dra. Katharine Nínive Silva (CAA-UFPE) e Auridan Dantas de Araújo (IFRN).

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB