Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias DTI alerta sobre mensagens de e-mail fraudulentas
08/11/2011 às 15h32

DTI alerta sobre mensagens de e-mail fraudulentas

Mensagem intitulada “Webmaster Alert!!!” deve ser desconsiderada

Os usuários do e-mail institucional que receberem a mensagem enviada em nome do Instituto e intitulada "Webmaster Alert!!!!" devem desconsiderá-la. É o que informa o Departamento de Tecnologia da Informação do IFPB.

O e-mail solicitava o envio da senha do usuário para que a conta fosse atualizada e protegida. Caso algum servidor tenha respondido essa mensagem, é necessária a troca de sua senha. “A DTI não envia e-mails solicitando informações sensíveis dos usuários e está tomando as providências cabíveis”, afirmou o Chefe da DTI, Jonas Pereira de Andrade.

A mensagem fraudulenta é intitulada “Phishing”. Para se proteger desses ataques de Phishing, os usuários devem ficar atentos. “É importante verificar a veracidade das informações e usar o bom senso. Deve-se prestar atenção no remetente do e-mail, nos erros de gramática que essas mensagens fraudulentas geralmente possuem e nunca fornecer sua senha”, afirmou o presidente do Comitê Gestor de Segurança da Informação do IFPB, Victor Assunção. Dentre os objetivos do comitê está o de promover a cultura e a segurança da informação e comunicações no Instituto.

“Caso o usuário ainda tenha dúvidas se o e-mail é verdadeiro, entrar em contato com o setor responsável para se certificar”, orienta.

*Patricia Nogueira - Jornalista do IFPB