Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias DTI faz manutenção bem-sucedida no site
Ações do documento
06/11/2012 às 19h05

DTI faz manutenção bem-sucedida no site

— registrado em:

Sistema de Gestão de Conteúdo passou por correção de segurança

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do IFPB realizou uma manutenção preventiva no site institucional nessa terça-feira. A equipe responsável comemorou o resultado bem-sucedido e aproveitou para esclarecer os procedimentos adotados que podem ser úteis para quem atua na área de TI na instituição.

O site do IFPB utiliza o sistema de gestão de conteúdo (CMS) Plone desenvolvido a partir do servidor de aplicações Zope. O Plone fez uma correção de segurança importante para várias questões, incluindo a execução de código arbitrário e elevação de privilégios. Seus usuários foram avisados antecipadamente para poderem atualizar as versões, corrigindo a vulnerabilidade.

“O IFPB atualizou o seu sistema ao mesmo tempo em que os principais portais que usam plone no mundo, a exemplo do FBI, do Governo Federal Brasileiro e da NASA”, comentou Julio Zinga, que atuou na manutenção ao lado dos coordenadores de Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas e de Infraestrutura e Manutenção de Redes da DTI, Jorge Luiz Oliveira e Victor Assunção.

Na avaliação da DTI, a manutenção foi muito bem-sucedida porque não causou prejuízo aos usuários. Eles não perceberam que o portal estava em manutenção graças a um recurso utilizado pela DTI, chamado Proxy Reverso, cujo nome é Varnish Cache. O recurso utilizado para conteúdo estático evita que sejam geradas requisições desnecessárias ao servidor todas as vezes que as páginas são novamente carregados pelos usuários.

O Varnish Cache é um acelerador HTTP projetado para sites web dinâmicos com alto volume de conteúdo. Ele armazena o conteúdo HTTP requisitado na memória RAM, fazendo com que o servidor não consulte e processe diversas vezes o mesmo conteúdo solicitado – e na maioria das vezes simultaneamente.

 

Ascom do IFPB