Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias DTI realiza treinamento de mais um módulo do SUAP
08/02/2012 às 22h54

DTI realiza treinamento de mais um módulo do SUAP

O curso sobre o módulo RH reuniu servidores de vários setores da Reitoria e da Coordenação Desenvolvimento de Pessoas do Campus João Pessoa.

Dando continuidade ao processo de treinamento sobre o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) realizou nessa quarta, dia 08, às 10h, na Biblioteca Nilo Peçanha, a capacitação no módulo RH. Participaram do curso os servidores das equipes da Diretoria de Gestão de Pessoas, do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, da Chefia de Gabinete da Reitoria e da Coordenação de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (CGDP) do campus João Pessoa.

Segundo o servidor da DTI e responsável pelo treinamento, Jorge Luiz Paiva, o módulo RH irá servir para consulta de dados funcionais dos docentes, técnicos-administrativos e colaboradores do IFPB.  Por isso, irá viabilizar o acesso dessas informações aos servidores, que trabalham na área de Gestão de Pessoas, o que antes era inviável, já que o acesso ao SIAPE é restrito a poucos servidores. “Esse módulo dá mais liberdade e autonomia, pois como os dados são extraídos do SIAPE, não é preciso pesquisar diretamente lá”.

A utilização do SUAP vai possibilitar vários tipos de pesquisas, sem recorrer ou requisitar os dados à Brasília. “Por exemplo, se for preciso saber quantos docentes possuem doutorado em um determinado campus, não será necessário recorrer ao SIAPE e verificar o cadastro de cada docente do IFPB para fazer esse tipo de levantamento. No módulo RH esta informação será facilmente levantada”, confirmou Jorge.

foto 1Tanto o chefe do Departamento de Cadastro, Acompanhamento e Produção da Folha de Pagamento de Pessoal, Ivamar Dantas da Nóbrega, como a servidora, Maristela Dias de Queiroz, que trabalha no mesmo setor, disseram que o treinamento foi bastante proveitoso. “Esse sistema vai melhorar bastante a consulta do cadastro de funcionários e irá contribuir bastante para nós que trabalhamos diretamente com informações dos servidores”, avaliou Maristela.

Para Ivamar o próximo passo é colocar os conhecimentos em prática já que, na avaliação dele, o sistema é acessível e de fácil utilização. Ele acrescentou que não só a Diretoria de Gestão de Pessoas terá seu trabalho facilitado, mas todo o IFPB, principalmente as Coordenações de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas nos diversos campi.

A integrante da CGDP do campus João Pessoa, Iolivalda  Lima do Nascimento, afirmou que o módulo RH do SUAP irá agilizar o trabalho na coordenação. “O treinamento foi muito bom e esse módulo de RH vai nos ajudar muito porque a gente precisa fazer relatórios, estatísticas e essa ferramenta vai nos ajudar sobremaneira. Além disso, é muito simples de usar e permite exportar os dados para planilhas no Excel”.

De acordo com Jorge este módulo do SUAP será apresentado para os demais campi numa futura visita. Foram realizados treinamentos de outros módulos em vários campi, como em Campina Grande, onde já está usando o de Protocolo. Alguns setores do IFPB já estão utilizando alguns módulos em fase experimental. A previsão e que todos os campi utilizem o sistema a partir de março.

Sistema Unificado de Administração Pública

Foto 2

O SUAP foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e é usado lá há mais de cincoanos. No sistema foram desenvolvidos vários módulos, RH, Protocolo, Almoxarifado, Patrimônio, Transporte.

Para Jorge, além de ser uma ferramenta poderosa para os gestores, um dos diferenciais do sistema é a liberdade do usuário já que se trata de uma tecnologia Web. “Não é um programa que precisa ser instalado no computar, basta acessar o endereço na internet. Outro destaque é que o SUAP é um sistema colaborativo, a gente vai poder contribuir acrescentando outros módulos de acordo com nossa necessidade”.

O SUAP é gratuito e foi cedido pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do IFRN que ofertou o sistema a diversos institutos, como IFCE, IFPI e IFRS que já utilizam essa ferramenta.

*Texto: Daniela Espínola – Jornalista do IFPB

*Foto: Petrônio Lins – Técnico em Audiovisual do IFPB e Júlio Zinga - Analista de TI do IFPB