Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias DTI reúne profissionais da área para debater sobre ferramenta Plone
Ações do documento
27/04/2011 às 12h05

DTI reúne profissionais da área para debater sobre ferramenta Plone

— registrado em:

Especialista em Plone Davi Lima proferiu a palestra.

DTI reúne profissionais da área para debater sobre ferramenta Plone

representantes de diversos órgãos participaram da reunião

Para comemorar o World Plone Day, dia mundial do sistema gerenciador de conteúdos Plone, tecnologia utilizada no portal do IFPB e em outros portais do governo, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do IFPB realizou nesta terça-feira (26) uma reunião com especialistas e profissionais da área para trocar experiências e debater o tema.

O especialista e estudioso da tecnologia Plone, Davi Lima, mostrou como é possível desmistificar as dificuldades do sistema e transformá-lo numa ferramenta acessível e prática para o dia-dia institucional. “Sobretudo para os portais que trabalham com notícias jornalísticas e material institucional, o plone se adequa perfeitamente”, enfatizou. De acordo com Davi, dentre outras características do sistema gerenciador de conteúdos estão a facilidade, flexibilidade, governança, conectividade e complexidade.

Jonas Pereira, chefe do DTI falou de como se deu a escolha do sistema Plone, em 2009, época em que começou a ser realizado o planejamento de transição para um novo portal no IFPB: “Acredito que o investimento foi muito proveitoso, atendendo as necessidades do instituto como um todo”, afirmou. Júlio Zinga, analista da DTI e responsável pela administração do portal do instituto, definiu o Plone como um sistema seguro e versátil.

Ainda durante a palestra Davi Lima explicou o passo a passo de como criar um site no Plone, além dos recursos e produtos que podem ser utilizados. Ao final houve um debate e ele esclareceu as principais dúvidas dos participantes.

Além da equipe da DTI, participram do encontro, representantes do Tribunal Regional do Trabalho, Procuradoria Geral do Estado da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa, Cagepa e Companhia de Processamento da Dados da Paraiba.

plone day plone day 2 plone evento

Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB